Capitólio
Capitólio é uma cidade pequena no interior do Estado, porém é detentora de lugares belíssimos de contemplação da natureza.
Se você gosta de sol, trilhas, cachoeiras e aventuras é o lugar perfeito pra você.
O primeiro grande impacto visual é o lago de Furnas, apesar de ser uma represa ele ficou muito bem posto no ambiente. Você pode fazer passeio de barco e tomar banho nessas água lindas e profundas (cuidado!). Chamado de “mar de Minas”, ele rende lindas fotos e muitos mergulhos.
A vista do Mirante dos Canyons é grátis e fica na beira da estrada que leva para a cidade, por ser um lugar público você deve tomar os cuidados necessários. Preste atenção e não faça bobagens. Geralmente você vai precisar esperar sua vez pra tirar foto, então tenha paciência.
Você ao longo da estrada encontra muitas empresas que oferecem o passeio, escolha a do seu agrado. Geralmente elas especificam quantas paradas e o tempo de permanência, quanto mais paradas e tempo, mais caro é o passeio. (variavam de $80,00 a $120,00 reais por pessoa)
Grande parte das atrações são pagas, pesquise bem para fazer seu orçamento de viagem e não perder nada.
O entorno da cidade também conta com a Trilha do Sol, parque que você paga e pode seguir por três trilhas que te levam a destinos diferentes (Poço Dourado, Cachoeira do Grito e Cachoeira No Limite)
São trilhas grandes com caminhos um pouco difíceis, talvez seja o único ponto negativo do lugar. acessibilidade. Como são trilhas na natureza, não é tão fácil o acesso para todo mundo. Importante pesquisar bem as possibilidades antes de viajar, isso evita frustração.
Para finalizar, se você gosta de tomar banho em água gelada, também é lugar pra você! Capitólio tem um clima de passeio incrível e sempre terminamos o dia esgotados, porém felizes.
A cidade conta com hotéis e hostel, fica de acordo com o seu bolso. Também pode se hospedar fora da cidade, nós ficamos 2 noites em Capitólio no Hostel e 2 noites em casa alugada na cidade de Piumhi, fica pertinho e se você estiver de carro pode ficar mais barato na época de alta estação do turísmo.
Alimentação na cidade também é facil, bares, restaurantes, confeitarias e tudo que você precisar.
Para quem gosta de gastar muito tem uma região inteira para isso, Scarpas do Lago é uma região onde os ricos vão, se for do seu agrado se jogue!?
Eu indico sempre esse destino, de longe é meu preferido. Após a pandemia espero ter a chance de renovar as energias nesse lugar novamente.