A cidade de Lages, na Serra Catarinense, é palco de uma lenda muito peculiar.
Antigamente, as mulheres iam até nos rios lavar roupas nas pedras e para proteção das mulheres o fundador da cidade construiu um TANQUE, onde atualmente fica localizado o Parque Jonas Ramos.
Deste modo, as mulheres poderiam lavar as roupas longe dos perigos da floresta.
Ocorre que, uma mulher solteira teria tido um filho e devido aos costumes da época isso seria inaceitável. Por isso, esta mulher teria jogado a criança dentro do tanque.
A criança se transformou numa SERPENTE gigante, que teria a cabeça dentro do tanque e o seu corpo se estendendo até o Rio Carahá. A Nossa Senhora dos Prazeres (Santa Padroeira do município) tomando conhecimento do ocorrido a fim de defender a cidade mantém sob os seus pés a cabeça da serpente que estaria embaixo da Catedral no Centro de Lages enquanto o seu corpo se estenderia passando pelo tanque até o Rio Carahá.
A Santa protege a cidade enquanto é mantida no altar da Catedral da cidade. Caso a Santa seja removida deste lugar a serpente se movimentará provocando inundações na cidade.
Nossa que legal, eu particularmente adora essas lendas locais. No Vale do Paraíba também temos algumas, as mais famosas talvez sejam as do Lobisomem, da Loira do banheiro e a Procissão Fantasma. Obrigado por compartilhar conosco.
@FelipePK acho que loira do banheiro e conhecida no Brasil inteiro, no ano passado teve uma exposição chamada anos 80, foi muito legal, eu finalmente pude ver a loira do banheiro, foi muito legal, as pessoas entravam no banheiro e derrepente: lá estava ela finalmente!
@FelipePK que interessante essa da Procissão Fantasma, não conhecia, conta mais para nós sobre essa lenda.
@alexandradias hahaha vc encontrou a Loira do Banheiro que susto!
Mas brincadeiras a parte, o povo Lageano realmente acredita na Lenda da Serpente do Tanque. Em duas situações quando a Santa foi retirada da Catedral realmente ocorreu enchente. Na primeira foi para uma Procissão e na segunda um homem invadiu a Catedral e quebrou a Santa em 21 pedaços.
Eu sempre ouvi minha vó contar sobre essa, a procissão fantasma ou procissão dos mortos é uma procissão que normalmente ocorre à noite que somente quem faleceu faz parte dela. Se alguma pessoa viva é pega espionando, ela ganha uma velha que se apagada transformava-se em osso humano.
@alexandradias nossa que legal hehehe, adorei as fotos, diz a lenda que ela possivelmente começou em Guaratinguetá.
@Haruki legal essa lenda do Thiltapes, não conhecia, pelo que vi é um animal imaginário que é caçado com um saco, esta história seria para pregar peças em crianças e em recém chegados.
Aqui neste link Revista Visão Tanque você pode ler um pouco mais sobre o Parque Jonas Ramos que é onde fica o TANQUE e aqui sobre a Catedral de Lages Revista Visão Catedral
Meu amigo fez a direção de fotografia deste curta metragem sobre a Lenda da Serpente do Tanque, numa versão diferente da contada por todos. Assistam neste link Edgar e o Reino Submerso
Nossa que legal o video hem @user_not_found , seu amigo está de parabéns. Eu mostrei ele aqui para meus amigos moderadores e eles mesmo sem entenderem a língua adoraram também.
Hey @brunoviana, o Caboclo-d’água eu lembro um pouco da história dele, quando eu era criança eu tinha uma crônica com varios livros sobre lendas e folclores Brasileiros e ele era um deles junto com o Negrinho do Pastoreio. Se me lembro bem ele era um protetor do Rio São Francisco.
@FelipePK meu amigo é um local guide 6, mas como mora em Lages eu não sabia.
@alexandradias Gostei muito do curta porque tem uma visão diferenciada com aspectos do lado feminino sobre a lenda. E tem elementos sobre família e sociedade de hoje: no curta o menino criado pela vó sem a mãe, com dificuldades, é visto como esquisito. Como seria isso nos idos de 1771, que é mais ou menos quando surgiu a lenda? Um escândalo…daí surgiu a lenda.