Lenda da Serpente do Tanque

A cidade de Lages, na Serra Catarinense, é palco de uma lenda muito peculiar.

Antigamente, as mulheres iam até nos rios lavar roupas nas pedras e para proteção das mulheres o fundador da cidade construiu um TANQUE, onde atualmente fica localizado o Parque Jonas Ramos.

Deste modo, as mulheres poderiam lavar as roupas longe dos perigos da floresta.

Ocorre que, uma mulher solteira teria tido um filho e devido aos costumes da época isso seria inaceitável. Por isso, esta mulher teria jogado a criança dentro do tanque.

A criança se transformou numa SERPENTE gigante, que teria a cabeça dentro do tanque e o seu corpo se estendendo até o Rio Carahá. A Nossa Senhora dos Prazeres (Santa Padroeira do município) tomando conhecimento do ocorrido a fim de defender a cidade mantém sob os seus pés a cabeça da serpente que estaria embaixo da Catedral no Centro de Lages enquanto o seu corpo se estenderia passando pelo tanque até o Rio Carahá.

A Santa protege a cidade enquanto é mantida no altar da Catedral da cidade. Caso a Santa seja removida deste lugar a serpente se movimentará provocando inundações na cidade.

Documentário A Lenda da Serpente do Tanque

27 Likes

Olá @user_not_found ,

Nossa que legal, eu particularmente adora essas lendas locais. No Vale do Paraíba também temos algumas, as mais famosas talvez sejam as do Lobisomem, da Loira do banheiro e a Procissão Fantasma. Obrigado por compartilhar conosco.

3 Likes

@user_not_found que legal,eu não conhecia essa lenda! Também gostei da foto, a cidade parece ser bem bonita.

3 Likes

@FelipePK acho que loira do banheiro e conhecida no Brasil inteiro, no ano passado teve uma exposição chamada anos 80, foi muito legal, eu finalmente pude ver a loira do banheiro, foi muito legal, as pessoas entravam no banheiro e derrepente: lá estava ela finalmente!

3 Likes

@FelipePK que interessante essa da Procissão Fantasma, não conhecia, conta mais para nós sobre essa lenda.

@alexandradias hahaha vc encontrou a Loira do Banheiro que susto!

Mas brincadeiras a parte, o povo Lageano realmente acredita na Lenda da Serpente do Tanque. Em duas situações quando a Santa foi retirada da Catedral realmente ocorreu enchente. Na primeira foi para uma Procissão e na segunda um homem invadiu a Catedral e quebrou a Santa em 21 pedaços.

3 Likes

Olá @user_not_found ,

Eu sempre ouvi minha vó contar sobre essa, a procissão fantasma ou procissão dos mortos é uma procissão que normalmente ocorre à noite que somente quem faleceu faz parte dela. Se alguma pessoa viva é pega espionando, ela ganha uma velha que se apagada transformava-se em osso humano.

@alexandradias nossa que legal hehehe, adorei as fotos, diz a lenda que ela possivelmente começou em Guaratinguetá.

1 Like

@FelipePK bem sinistro também a vela virá um osso😱

2 Likes

Comentário do Padre Valdir Goedert sobre a Lenda da Serpente do Tanque na Revista Catedral de agosto/2018.

1 Like

Marcante essa lenda e muito curiosa na cidade. legal texto

1 Like

Muito obrigado por compartilhar.

Gosto muito de conhecer as histórias locais.

Preciso ir ao Sul verificar a história do Thiltapes :slight_smile:

Saudações!

@Haruki legal essa lenda do Thiltapes, não conhecia, pelo que vi é um animal imaginário que é caçado com um saco, esta história seria para pregar peças em crianças e em recém chegados.

Aqui neste link Revista Visão Tanque você pode ler um pouco mais sobre o Parque Jonas Ramos que é onde fica o TANQUE e aqui sobre a Catedral de Lages Revista Visão Catedral

Nossa, que lenda interessante. Reconheci várias lendas que vocês citaram! Alguém conhece a lenda do Caboclo d’água? Essa é bem regional, hein?

Oi @brunoviana não conheço essa, conta para nós sobre o Caboclo d’água📚

@brunoviana essa também não conheço

1 Like

Meu amigo fez a direção de fotografia deste curta metragem sobre a Lenda da Serpente do Tanque, numa versão diferente da contada por todos. Assistam neste link Edgar e o Reino Submerso

1 Like

Nossa que legal o video hem @user_not_found , seu amigo está de parabéns. Eu mostrei ele aqui para meus amigos moderadores e eles mesmo sem entenderem a língua adoraram também.

Hey @brunoviana, o Caboclo-d’água eu lembro um pouco da história dele, quando eu era criança eu tinha uma crônica com varios livros sobre lendas e folclores Brasileiros e ele era um deles junto com o Negrinho do Pastoreio. Se me lembro bem ele era um protetor do Rio São Francisco.

@user_not_found bem legal o curta , obrigada por compartilhar

2 Likes

@FelipePK meu amigo é um local guide 6, mas como mora em Lages eu não sabia.

@alexandradias Gostei muito do curta porque tem uma visão diferenciada com aspectos do lado feminino sobre a lenda. E tem elementos sobre família e sociedade de hoje: no curta o menino criado pela vó sem a mãe, com dificuldades, é visto como esquisito. Como seria isso nos idos de 1771, que é mais ou menos quando surgiu a lenda? Um escândalo…daí surgiu a lenda.

1 Like