Lagoa Vargem das Flores. As águas bem ao lado de Grandes Cidades de Minas. Ela está se recuperando..

É muito desagradável ver um lago morrer… E nós, aqui em Contagem / MG vimos.

A Vargem das Flores (ou Várzea das Flores) foi definhando por 4 anos seguidos e chegou a secar em muitos pontos.

Dava tristeza de ver. Aliás, não tinha água para se ver na maioria dos pontos.

Em 2015 foi ao nível crítico. A lagoa praticamente deixou de existir.

Para se ter uma ideia. Construções que foram demolidas na década de 70 por causa da construção da represa… os alicerces reapareceram!

De então passei a acompanhar o nível da represa e voltar 2 anos depois mostrou alguns avanços, mas muito, muito longe ainda do antigo ponto. Nessa ocasião (meados de 2016), fiz o seguinte vídeo:

Não resistindo, voltei no começo de 2019 e agora, com ambos vídeos dá para comparar:

Bom! Foi muito bom ver a represa… Mas, eu gostaria que as pessoas fossem mais educadas e ajudassem a manter.

Segue fotos de como está agora. Abraços!

6 Likes

Olá @Alexandre_TvNMR ,

Que triste ter que presenciar isso. Sabe informar o que aconteceu? Seria estiagem que o Brasil passou e tem passado nos últimos anos?

Eu também vi a represa de Paraíbuna, região do Vale do Paraíba diminuir bastante o nível de água e em alguns pontos já não há mais também.

Eu também gostaria de lhe informar que eu acrescentei a language label Portuguese - Brazilian no seu post. =)

1 Like

Olá @FelipePK . Essa estiagem que atingiu o leste da região Sudeste pegou aqui e pelo jeito aí também. A lagoa não se recuperou totalmente mas já melhorou muito (o último vídeo). Se este ano chover melhor talvez fique mais próximo do ideal… E o Paraibuna aí? Recuperou?

Olá @Alexandre_TvNMR ,

Infelizmente ela nunca se recuperou e isso já faz bem uns 10 anos que o nível caiu drasticamente. Com o Sistema Cantareira sofreu por causa da estiagem que atingiu a região, a represa ainda foi usada para abastercer outras regiões. =/ Tomara que com as chuvas agora os níveis voltem a se estabelecerem. =)