Jalapão destino maravilhoso no Brasil desconhecido por muitos

O Jalapão é uma região no estado do Tocantins, capital Palmas e ainda é pouco explorado por nós brasileiros, quando falo que fui para o Jalapão, é comum me perguntarem: você foi para o Japão?

Essa viagem eu já fiz há algum tempo, mas as atrações continuam lá, agora a infraestrutura é um pouco melhor, para fotos mais atuais e com melhor qualidade google Jalapao, as que eu postei são digitalizadas, da época em que as cameras digitais ainda estavam começando a entrar no mercado.

O acesso a região é feito com carro 4 x 4, as estradas são de terra o que torna o destino ainda mais de aventura, eu fiquei hospedada em um acampamento fixo porque na época que fui quase nem haviam pousadas, hoje já existe mais opções, mas esse acampamento que eu fui era ótimo.

A barraca era muito confortável e com proteção para que bichos peçonhentos não entrassem, eles nos recomendavam que levassemos uma lanterna no caso de sair da barraca a noite.

Na época, muita gente me perguntou: e os banheiros? banho de água fria? haviam banheiros químicos mas em estado muito melhor do que encontramos em eventos, haviam os próprios para banho e mesmo a região sendo quente, a água era morna, eles utilizavam energia solar e era muito tranquilo tomar banho.

O acampamento ficava a beira do rio, na época que fui, já tinha celular,mas não eram smartphones, então não senti falta nenhuma, para emergências, eles tinham telefone via satélite.

E a comida como era? MARAVILHOSA!!! havia um chef que preparava as refeições com todo carinho e dedicação, eles utilizavam produtos que se conservavam sem refrigeração como por exemplo carne seca.

Logo após o café, saíamos para os passeios em um caminhão adaptado ou em veículos 4 x 4, fui a cachoeiras, dunas, fervedouros e areia movediça, além de uma subida a um dos pontos mais altos da região.

As dunas eram maravilhosas, vimos o por do sol, a areia tem uma coloração diferente, parece ouro e é um pouco mais grossa que a areia de praia, eles levaram uma prancha para quem quisesse escorregar, ótimo para voltar a ser criança, para subir, era um pouco difícil porque na areia fofa, o pé afundava muito.

O fervedouro é um lugar incrível, parece um pequeno poço, com agua morna, a gente entra e é incrível: não afundamos.

Até então eu achava que areia movediça era coisa de desenho, pois não é, lá tem areia movediça, essa eu fiquei com medo de entrar, o guia entrou mas ele já estava acostumado e sabia como sair, as pessoas do grupo que entraram tiveram dificuldades para sair, por isso eu não me arrisquei.

Lá o artesanato é a base do capim dourado típico da região, hoje esse artesanato é exportado para o mundo todo.

Me lembro também de um fato curioso: no percurso de Palmas x Jalapão paramos em uma cidade bem pequena e desconhecida para almoçar e avistamos uma lotérica, como as vezes os prêmios saem para cidades que nunca ouvimos, todos do grupo foram para a lotérica fazer a sua fézinha.

Com a chegada de pousadas na região, já há mais roteiros diferentes, o lugar é ideal para relaxar e curtir a natureza, me lembro claramente do barulhinho do rio

a beira do acampamento, o som dos passarinhos, aquele céu lindo sem poluição, enfim, aquela tranquilidade que a natureza nos proporciona.

35 Likes

Wow!

What amazing trip you have already made!

It is very interesting post @alexandradias .You have already visited such unusual places and lived in a wild nature! The dunes are very beautiful!

How many days your trip lasted?

Thank you for intetesting and nice photos!

Have a nice day,

Inga

2 Likes

Dear @alexandradias it is interesting for me why the grass is named -golden!? Tell us please about this grass!

Thank you.

3 Likes

Thank you once more for interesting story.

Dear @alexandradias it is interesting for me why the grass is named -golden!? Tell us please about this grass!

Thank you.

2 Likes

Que post incrível @alexandradias , parabéns viu.

Jalapão parece realmente ser maravilhoso e bem interessante conhecer um pouco mais sobre o lugar. Eu também achei que areia movediça só tivesse em desenho e filmes do Indiana Jones hehe. Achei bem legais as barrcas e as fotos todas são incríveis. Você foi com algum tour específico?

6 Likes

Nossa, que legal!

Essa viagem deve ter uns 15 anos? Eu lembro que nessa época não havia smartphones mesmo rs

Obrigado por compartilhar mais esse local conosco! Espero visitar um dia, parece uma viagem ótima, apesar das dificuldades rs

Grande abraço!

4 Likes

@helga19 I stayed there for 6 days, I hope go back, the grass is called gold because the color it is like gold.

2 Likes

@FelipePK eu fui com a korubo, naquela época eles eram os únicos a explorar a região, hoje já tem outros explorando a região sem acampamento fixo o que faz com que a gente conheça lugares diferentes, pretendo voltar com a safari dourado, pena que é bem caro.

5 Likes

@ParaenseCarioca tem 16 anos, logo que voltei comprei uma câmera Sony p32, eu levei uma camera que era webcam também, mas a qualidade das fotos era horrorosa.

4 Likes

Oi @alexandradias muito bom, parece ser um lugar maravilhoso para visitar bem no estilo que eu gosto, muita natureza! E a areia movediça? Não deu coragem?rsrs acho que eu também não ia entrar não.

Enfim, excelente post, Jalapão estará na minha wishlist.

Obrigada por compartilhar

5 Likes

@user_not_found ahahhahah areia movediça= meeeeedooooo

3 Likes

Olá @alexandradias ,

Que interessante e nossa faz bastante tempo já, fico imaginando como são os turismos para lá hoje em dia. Eu andei pesquisando um pouco e vi que há diversos fervedouros lá um mais bonito que o outro. Muito impressionando esse lugar mesmo.

3 Likes

Really incredible experience!

You was so brave @alexandradias to participate in this unique journey!

Interesting photos!

3 Likes

@JaneBurunina thank you!

2 Likes