Inhotim - Brumadinho

O Inhotim é um lugar onde a arte convive em relação única com a natureza. Localizado em Brumadinho uma cidade que fica a a uns 60 Km de Belo Horizonte. O Inhotim é um complexo museológico de arte contemporânea com um dos acervos mais importantes do mundo envolto de jardim botânico. É o único no mundo a unir arte contemporânea e botânica.

A cidade de Brumadinho sofreu uma grande tragédia recentemente o rompimento da barragem Córrego do Feijão a mineradora Vale foi irresponsável com o cuidado do meio ambiente é principalmente com as pessoas que habitam a região. Isso resultou em um desastrar de proporções gigantescas tanto humana quanto ambiental.

Uma obra no Inhotim que me chamou muita a atenção De lama Lâmina (2009) do artista Matthew Barney, pois exatamente 10 anos anos antes esse artista retratou o conflito entre duas grandes forças a tecnologia e o minério de ferro x a natureza.

Eu como uma mineira de coração pude perceber na realidade em 2019, dez anos após a criação do artista o conflito dessas duas grandes forças. É percebi que essas grandes forças não podem ser conflitantes mais sim complementares, porque o conflito entre elas geram grandes desastres como o que infelizmente presenciei no meu estado.

Meu objetivo é ajudar essa região do meu estado que tanto sofreu e ainda vem sofrendo com as consequências do rompimento da barragem. Como uma guia local gosto de divulgar os lugares e o que de melhor o meu estado tem.

O Inhotim é um lugar que vale muito a pena conhecer é esta na região de Brumadinho que merece o nosso apoio. Segue a baixo um link para conhecer e ajudarem Brumadinho.

https://www.abracebrumadinho.com.br/

18 Likes

Oi @RaizyWenceslau

Ótima postagem. Muito triste essa situação. Estou acompanhando aqui do Rio. Obrigada por compartilhar.

1 Like

Olá @RaizyWenceslau ,

Infelizmente eu acabei acompanhando essa tragédia a distância =/. Eu estava pesquisando um pouco sobre o Instituto pois eu nunca tive a oportunidade de visitá-lo e ele parece ser incrível. Obrigado por compartilhar conosco. =)

1 Like

Olá @Ggel

Obrigada por ter lido minha postagem. Sim a situação aqui em Minas está difícil com relação a essas barragens.

Mas meu objetivo é ajudar o meu estado de alguma forma é aqui através do connect posso divulgar informações úteis que ajudem a recuperar o turismo de Minas Gerais. Estou a disposição se quiser saber mais informações é só entrar em contato. Seu estado também é muito lindo o Rio no centro não conheço, mas estive em Paraty e me apaixonei pela cidade.

Um abraço.

Eii @FelipePK

Que bom que você estava pesquisando sobre o Inhotim é um lugar incrível é o maior centro de arte contemporânea do mundo a céu aberto, você precisa conhecer tenho certeza que vai adorar.

Essa tragédia infelizmente que aconteceu em nosso estado esse ano, além das perdas humanas e do desastre ambiental, trouxe também grandes prejuízo para população local como a mudança da rotina, perda econômica e a diminuição no turismo das cidades. Como você esta longe não sei se esta sabendo, mas outra barragem em Barão de Cocais esta preste a se romper a qualquer momento é a população local esta toda em alerta.

A questão é que aqui em Minas muitas cidades tem barragem em seu entorno porque a mineração é a principal atividade econômica das cidades. Mas muitas dessa cidades são pontos turístico e essa tragédia prejudicou a todas de uma forma geral. Então tento contribuir de alguma forma com o estado que tanto gosto divulgando informações úteis dos locais que podem ser visitados com segurança aqui na minha Minas Gerais.

E sempre um prazer compartilhar informações e receber um feedback.

Um abraço =)

1 Like

Olá @RaizyWenceslau ,

Sim, eu lembro de ter lido sobre as outras muitas barragens que podem estar em risco de rompimento. É lamentável o que aconteceu e espero que a empresa responsável tome precauções em relação as outras barragens para evitar esse tipo de trágedia. =)

Eu também gostaria de lhe informar que acrescentei a Language Label - Portuguese Brazilian no seu post.