Influencia Italiana em São Paulo

Eu amo conhecer lugares na minha cidade.

O Brasil como todos sabem, é um país com varios imigrantes e várias culturas, eu mesmo sou uma brasileira “fake” pois meus
pais são portugueses, são da Ilha da Madeira, meu pai veio para o Brasil sozinho com 15 anos, pois é… se eu com 15 anos dissesse
que queria me mudar de país, com certeza não me deixariam, 15 anos é uma criança, minha mãe veio um pouco mais tarde, aos 20.

Último sábado fiz um walking tour na região do Bixiga, bairro típico italiano, temos outro bem conhecido também: Mooca, mas desta vez falarei sobre o Bixiga
e o que eu vi lá.

Eu andei aproximadamente 10 km, vi lugares que eu nem sabia que existiam em SP: shopping de antiguidades, museu dos óculos, várias cantinas,
a famosa igreja de Nossa Senhora Achiropita, Fonte dos Sonhos (já não é mais no Bixiga, mas fez parte do meu passeio), entre outras coisas que rendem
outros posts, ainda ficou de fora alguns lugares interessantes como o museu do Bixiga que estava fechado.

A cultura Italiana teve uma enorme influencia no nosso cotidiano, entre eles: culinária, festas religiosas, o uso do tchau, e para quem não sabe
em italiano, tchau serve também para dizer oi.

O Palmeiras foi criado inicialmente em 1914 para juntar os imigrantes italianos que viviam em SP, inicialmente tinha o nome de Palestra Italia e depois da
segunda guerra por motivos políticos teve que mudar o nome para Palmeiras.

Iniciei meu tour na av. Paulista próximo a Brig. Luis Antonio, de lá, é ir em direção centro, virar a esquerda na rua dos Ingleses, lá
podemos visitar o museu dos óculos, o museu é uma loja de óculos e no andar superior tem um pequeno museu com várias peças bem interessantes, pelo
que aprendi lá, antigamente, óculos serviam como diferenciais sociais(500 AC) e eram usados pela nobreza ou por pessoas do povo portadoras de deficiência
mental, eram ornamentos e não tinham vidros.

De lá observei as casas e me senti como se tivesse no interior de SP, uma rua tranquila, para ir para a 13 de maio tinha duas opções: descer o shopping de
antiguidades ou descer a escadaria, bom… desci a escadaria e voltei para ir ao shopping de antiguidades, esse local foi uma viagem ao tempo.

Já estava na hora de almoçar, escolhi a Basilicata, quem é de SP deve saber do pão italiano dessa marca, uma padaria maravilhosa e achei legal que ela é acessível,
embora tenha mesas no terreo, tem também elevadores para o andar superior, escolhi uma lasanha e uma soda italiana, estava tudo muito bom, mas faltava a sobremesa,
essa foi decepcionante, fui em um lugar bem cotado comer cannolis, escolhi o tradicional de ricota, mas ainda estou em dúvidas se me deram o certo: não tinha nada de ricota.

Continuei a caminhada, logo mais a frente a Igreja de Nossa Senhora de Achiropita, essa igreja e muito famosa, mas foi a primeira vez que fui lá, a rua
estava toda enfeitada de bandeirinhas, como vento fazia um som muito peculiar.

Depois da igreja, segui para a rua avanhandava, uma rua com algumas cantinas italianas, essa rua foi revitalizada e ficou bem legal, ah que
falta fez um celular com VR nessa hora, não sabia para que lado ir, mas depois consegui me achar, nesse trajeto pude ver a construção de um museu judaico que
ainda não foi inaugurado, na rua, vi uma bela fonte chamada fonte dos sonhos com os dizeres: “A vida vale o quanto você sonha”, pois bem, joguei a minha moeda e
fiz o meu pedido, continuei a caminhada até o metro República com a tentativa de parar em um café que desisti por estar lotado e fim do meu passeio.

40 Likes

Great post @alexandradias

So it seems the Italian are everywhere, sometime also in Italy :wink:

Great to know more about São Paulo. Your photos are simply GREAT

Expecially on these days, when #TeamBrazil is very active, as you already know.

Let me introduce a couple of Local guides, if you havent already meet them:

@GiulianoOrlando is living in your city, even if he speaks Italian better than me

@Patriciapraca is in Madeira

A big hug, Alexandra, hope to meet you again

3 Likes

@ErmesT do you know that we Brazilian mix pasta with beans, rice, meat and salad, some Brazilians says that just eat past it is not enough,l to satisfy the hunger.

And we use tchau Just to say goodbye, so it is funny when we listen an Italian say tchau to hello.

2 Likes

Hahaha, @alexandradias , so true.

Do you know what Ciao means? The world is coming from Venice (yes, where I am) and is originated by the word “sciao”, that in the Old Venetian Language means Slave. The meaning is “I am your slave” or “I am at your disposal

2 Likes

Quer dizer que antigamente a nobreza usava óculos sem lentes igual a Chiquinha do Chaves? Kkk interessante, @alexandradias !

E essa soda italiana parece suco de morango rs

Esses pães lembram os pães dos hambúrgueres artesanais aqui do RJ e também parece com os pães búlgaros do @FelipePK kk (sacou? PêKá, ká, ká :rofl:)

Parabéns pelo passeio e obrigado por compartilhar conosco em Português do Brasil :grin::+1:t2:

2 Likes

Hi @ErmesT . Yes, I meet @alexandradias in Connect, exactly talking about food! We also have an Italian comunity in Madeira. One of my neighbours works for MCS cruises!

4 Likes

Ciao @alexandradias , adorei tudo: nossa seu pai veio para o Brasil com 15 anos, fantástico! E a sua mãe com 20 também era muito jovem.

Que linda a fonte dos sonhos, concordo que a vida vale o quanto sonhamos…

Te enrolaram na ricota então?! chato isso

Essa história do Palmeiras que era Palestra Itália, já havia ouvido falar.

Mas a questão dos óculos achei interessante, desconhecia esse fato.

Excelente post, obrigada por compartilhar

Abraço

2 Likes

Olá @alexandradias,

Muito legal o seu post e é muito bom poder conhecer mais sobre SP e suas influências. Eu já sabia que havia uma comunidade enorme de italianos que imigraram no século passado para tentar uma vida melhor em solo Brasileiro. Lembro de terem retratado bastante isso na novela “Terra Nostra” hehe (sou noveleiro assumido).

@ParaenseCarioca hehe verdade parece mesmo, mas deve ser mais duro que o daqui. =)

Confesso que ficamos todos decepcionados aqui com sua experiência cannoli porque adoramos eles aqui. =/

2 Likes

You can definitely see the Italian influence in your photos @alexandradias

I love your photos, and I have to say I love fresh Italian bread and of cousre, cannoli

1 Like

Hermosas fotos @alexandradias la diáspora Italiana por el mundo fue muy grande después de la Segunda Guerra Mundial y la América del Sur fue uno de los grandes destinos de todos esos inmigrantes Italianos, mis abuelos son Italianos por eso llevo el apellido Monti, ese motivo leer su post me produce tata emoción desde el punto de vista afectivo. No tengo presente en estos momentos cuantos Italianos en total pero no hay duda que de que fueron muchos, principalmente en la comida con sus pastas, tu crees que hay otros aspectos de la cultura Italiana que llegue a nuestros días ?

Saludos Farid

For the case that has difficulty, in reading my answer, in the upper left part of the screen, in the drop-down menu of languages, you can select the language, in which you want to read the post.

1 Like

@FaridTDF , muito obrigado por incentivar o uso da língua nativa dos colaboradores do programa “Local Guides”!

Muitos usuários às vezes não acompanham muito bem as postagens em inglês (Eu “rs”), mas na sua língua nativa conseguem interagir melhor com a comunidade.

Creio que o programa “Local Guides” não tenha sido criado para ser somente em inglês, então fico feliz em saber que não estou sozinho nessa idéia de valorizar a língua nativa de cada colaborador.

Só precisam melhorar o “Lithium” na tradução do inglês, e para o inglês, porque na maioria das vezes a tradução fica literalmente horrível. :sweat_smile::+1:t2:

Um grande abraço do Brasil! :brazil::+1:t2:

2 Likes

Gracias por tus palabras @ParaenseCarioca soy un convencido que es muy importante que escribamos en nuestra lengua materna y pueda flotar en el mar de idiomas, que existen en el mundo.

Con el tiempo podremos leer más contenido en nuestra lengua :slight_smile:

saludos Farid

1 Like

Belissimo trabalho , parabens. Morei 13 anos na mooca, mas nao conheci alguns dos lugares que vc mostrou.

Muito legal :slightly_smiling_face:

Também sou descendente de italianos e amo a “nostra italia”, tive o privilegio de visita-la 2 x e ameiiiii.

Adorei a fonte, obrigada por compartilhar.

Abs

Manu

2 Likes

@ManuMinari fico feliz que gostou :slightly_smiling_face:

2 Likes

:kissing_heart:

2 Likes