Eu adoro conhecer novos lugares, e sempre que tenho que ir por obrigação em algum
lugar, tento ver ao redor o que tem para ao menos aproveitar a “viagem”…
Nesse caso, tive que ir ao Detran recorrer uma multa de um lugar que eu nunca
estive na vida, e para não perder a “viagem”, procurei o que tinha próximo e achei
o museu dos transportes, nessa época não estava trabalhando, então tinha bastante
tempo livre.
A entrada nesse museu é grátis, e é bem interessante, o que mais me chamou a atenção
foi um ônibus de 2 andares, implantado em 1987 na cidade mas que foi retirado em 1993 porque
a ideia não deu muito certo por aqui.
Os bondes também eram interessantes, deviam reativar uma linha ao menos no centro da cidade
para movimentar o turismo, em Santos tem um e eu acho legal fazer um passeio de bonde.
Outra história bem interessante é sobre a rodovia Panamericana, essa é uma malha de estradas
de 24 a 48 mil kilometros que interliga as Americas (que sonho fazer uma viagem de carro percorrendo
essa estrada).
O que pouca gente sabe é que foram 3 brasileiros que traçaram essa rota do Brasil ao
Estados Unidos entre 1928/1938 em um Ford T, foram eles: Leônidas Borges de Oliveira,
Francisco Lopes da Cruz e mecânico Mário Fava, eles tinham como missão descobrir, projetar e abrir
a rota onde futuramente seria construída uma rodovia para interligar as Américas, vocês
tem ideia de como deve ter sido essa aventura? abrir uma estrada tão grande com pás,
picaretas e dinamites naquela época sem tecnologia alguma?
Um dos carros estava nesse museu, amei conhecer essa história.
As fotos infelizmente não estão com boa qualidade por conta da luminosidade do local e do
celular que eu uso que não tem boa qualidade em locais fechados.