Férias em Pernambuco e um "tiquinho" da Paraíba - parte cultural

Eu estava à procura de um destino que tivesse visitas a museus, parte histórica, mas ao mesmo tempo procurava um lugar com praia, então decidi ir para Pernambuco, me hospedei em Recife em frente ao mar e de lá partiam todos os passeios que eu queria ir, inclusive para outro estado: Paraíba, dividirei em 3 posts: passeios culturais, praias e comidas.

Eu quis aproveitar ao máximo minhas férias porque só tive 10 dias, então já sai do trabalho direto para o aeroporto.

Primeiro dia

O primeiro dia fiz um passeio pela cidade de João Pessoa e conheci Farol do Cabo Branco, mas esse não é mais considerado o ponto extremo das Américas. Medições mais recentes indicam que a Ponta Seixas que é visível do mirante do Farol.

Também conheci uma feirinha de artesanato e o ponto alto do passeio foi ver o pôr do sol na praia dos jacarés, o curioso é que não é uma praia e nem tem jacarés, mas leva esse nome porque antigamente era aonde chegaram os hidroaviões dos correios e a população local achava que pareciam jacarés.

Lá fiz um passeio de catamarã e quando o sol está se pondo, o Jurandy do sax começa a tocar o Bolero de Ravel, ele foi para o Guinness como a pessoa que mais tocou boleto de Ravel.

Segundo dia

Caruaru e Nova Jerusalem

Caruaru é uma cidade conhecida pela festa de São João, conheci o museu do forro e a feirinha de Caruaru.

No museu encontramos várias peças de artistas nordestinos, entre eles Luiz Gonzaga, eu adoro a música dele: Vida do Viajante.

Nova Jerusalem município de Brejo de Mae de Deus

Nova Jerusalem é um teatro ao ar livre localizada no agreste de Pernambuco, muito conhecida pela encenação da Paixão de Cristo, seus cenários reconstroem parcialmente a cidade de Jerusalém na época que viveu Jesus.

Os templos lá existentes são realmente grandiosos, no local também há uma pousada.

As encenações da Paixão de Cristo já aconteciam na cidade desde 1951, em 1956 Plinio Pacheco chegou a cidade e teve a ideia de construir um teatro, a ideia se concretizou em 1968.

Éramos um grupo de turistas e vestimos roupas características da época para o grande jantar como se fosse a Santa Ceia, mas infelizmente choveu e nosso jantar foi no restaurante da pousada, pois é, chuva no agreste em pleno verão.

Terceiro dia

City tour pela cidade de Recife, Olinda e Instituto Ricardo Brennand

O city tour foi bem rápido pois a parte da tarde eu quis aproveitar para ir ao Instituto Brennand.

Conheci o marco zero da cidade, vi apenas por fora a primeira sinagoga do Brasil, algumas construções históricas, um dos museus dos bonecões de Olinda e uma breve visita a cidade de Olinda, muito conhecida pelo carnaval de rua.

Não consigo imaginar como dever ser difícil equilibrar os bonecões, eles tem cerca de 20 quilos e medem até 4 metros de altura.

A melhor vista da cidade de Olinda é de dentro da igreja.

O instituto Ricardo Brennand é um castelo, uma construção linda cheia de obras de artes

Quais lugares você conhece em Recife?

Aguardem os novos posts: Praias e culinária.

16 Likes

Oi @alexandradias , em junho eu vou de férias para o Nordeste e pretendo ficar entre Pernambuco e Paraiba. Além de assistir as festas juninas de lá, eu estou a procura de roteiros culturais e o Instituto Ricardo Brennand certamente estará na minha lista. Obrigado por compartilhar, suas dicas vão me ajudar muito no meu planejamento.

Um abraço!

1 Like

@AlexandreCampbell que bom que gostou, o meu post esta bem resumido!

Ao programar sua visita, atente-se aos horários do Brennand, eu quase deixei de visitar por causa de um erro que fiz em minha programação, se tiver tempo, inclua também as oficinas, eu infelizmente não tive tempo de ir.

Para chegar ao local, o ideal é ir de Uber, algumas agências fazem passeios para lá, mas temos que montar grupos de no mínimo 8 pessoas, então compensa mais ir de Uber, em alguns locais do museu não há sinal de internet, mas do lado de fora e próximo ao restaurante o acesso é ok.

O centro de Recife também vale a pena ser visitado por conta, há outros museus que eu gostaria de ter ido e não tive tempo.

Não mencionei, mas Recife é considerada a Veneza brasileira, há um passeio de catamara que é feito diariamente pelas pontes, eu já fiz ele na primeira vez que fui ao Recife, é bem bacana, a empresa de barcos faz o transporte do pier até os hotéis.

Ainda farei um post sobre as praias e a comida.

1 Like

Legal, @alexandradias , vou tentar fazer as oficinas sim, é o tipo de passeio que me interessa. Eu já fui a Recife uma vez, mas muito rápido e estava com um grupo, o que as vezes é péssimo para explorar. Fui só ao Marco Zero e dei uma passeada em Olinda e depois fui para as praias. Dessa vez quero fazer algo mais histórico e ir ao Brennand, que eu não fui da outra vez por conta da agenda de grupo (e tenho me lamentado pelos últimos 10 anos, hehehe). Esse passeio de catamarã em Recife eu não conhecia e já me interessou. Vou acompanhando seus posts para programar minha viagem.

Abraços.

2 Likes

Thank you @alexandradias for sharing with us such a wonderful post.

The most I liked is the picture showing the sunset, I like it because I am fond of sunset view, specially when there comes no obstacles in the line of sight.

Secondly, I enjoyed the clay dolls, how beautifully they are designed.

I think the clay dolls are performing a kind of group activity, as each one has shown to be doing an assigned task.

2 Likes

@ComradeShah this clay dolls are very popular in northeast of Brazil and in Caruaru city this started with a people with name Vitalino.

1 Like

Thank you @alexandradias for further explanation. I will be looking for more of your posts.

This content has been removed.

1 Like