Duas escadarias em São Paulo que valem a pena ser visitadas!

As escadarias que antes eram apenas a ligação entre duas ruas estão se tornando ponto turístico.

Vamos conhecer duas delas: Escadaria das Bailarinas e Escadaria do Bixiga.

A escadaria Alves Guimarães é também conhecida como Escadaria das Bailarinas, graças à parceria do artista Kobra com a Bonafont e ao apoio dos moradores que permitiram que as paredes de suas casas fossem pintadas.

A escadaria que antes era sem graça, foi revitalizada, ganhou vida, e homenageia a bailarina Mel Reis que teve uma das pernas amputadas, as integrantes do Ballet Paraisópolis e a bailarina russa Maya Plisetskaya, que integrou o Balé Bolshoi. Ao todo são 6 bailarinas que fazem da escadaria um ponto turístico.

É uma excelente sugestão de passeio para quem gosta de arte e de fotografar!

A Escadaria do Bixiga que liga a Rua Treze de Maio com a Rua dos Ingleses, duas ruas cheias de história, foi construída em 1929, e tombada pelo conselho municipal de patrimônio histórico (Conpresp) em 2002. A Rua dos Ingleses tem lindas casas antigas e a Treze de Maio tem uma variedade de restaurantes italianos.

A Capela São José era a igreja que existiu até 1920 onde hoje é a Igreja Achiropita, por isso é mantida uma imagem de São José do lado direito da escadaria de quem desce.

Todo segundo sábado do mês, tem shows de jazz gratuito e food truck na praça Dom Orione em frente à escadaria.

É uma excelente sugestão de passeio para quem gosta de história, jazz e comidinhas de food truck.

31 Likes

Olá @ReginaDias ,

Muito legal o seu post sobre essas duas escadaria. Achei muito bonitas elas e a das bailarinas com os desenhos/grafites do Eduardo Kobra ficou espetacular, muito bonita essa homenagem feita. A escadaria do Bixiga parece ser um pouco mais rustica e igualmente linda. Obrigado por compartilhar conosco. =)

Eu estava dando uma pesquisada e vi que elas até que não são tão longe uma da outra. Você passou por elas no mesmo dia?

1 Like

Obrigada @FelipePK

Fui em dias diferentes. Tem muita coisa para se conhecer ao redor. Caminhando, gasta-se umas boas horas para conhecer as escadarias e os arredores. :o)

1 Like

Eu imagino mesmo @ReginaDias comparado a São Paulo muitas das cidades são quase vilarejos. =)

1 Like

Escadaria das bailarinas é a minha foto mais visitada

2 Likes

Que legal a escadaria das bailarinas!

Obrigado por compartilhar conosco em Português do Brasil!

Grande abraço! :brazil::grin::+1:t2:

1 Like