As escadarias que antes eram apenas a ligação entre duas ruas estão se tornando ponto turístico.
Vamos conhecer duas delas: Escadaria das Bailarinas e Escadaria do Bixiga.
A escadaria Alves Guimarães é também conhecida como Escadaria das Bailarinas, graças à parceria do artista Kobra com a Bonafont e ao apoio dos moradores que permitiram que as paredes de suas casas fossem pintadas.
A escadaria que antes era sem graça, foi revitalizada, ganhou vida, e homenageia a bailarina Mel Reis que teve uma das pernas amputadas, as integrantes do Ballet Paraisópolis e a bailarina russa Maya Plisetskaya, que integrou o Balé Bolshoi. Ao todo são 6 bailarinas que fazem da escadaria um ponto turístico.
É uma excelente sugestão de passeio para quem gosta de arte e de fotografar!
A Escadaria do Bixiga que liga a Rua Treze de Maio com a Rua dos Ingleses, duas ruas cheias de história, foi construída em 1929, e tombada pelo conselho municipal de patrimônio histórico (Conpresp) em 2002. A Rua dos Ingleses tem lindas casas antigas e a Treze de Maio tem uma variedade de restaurantes italianos.
A Capela São José era a igreja que existiu até 1920 onde hoje é a Igreja Achiropita, por isso é mantida uma imagem de São José do lado direito da escadaria de quem desce.
Todo segundo sábado do mês, tem shows de jazz gratuito e food truck na praça Dom Orione em frente à escadaria.
É uma excelente sugestão de passeio para quem gosta de história, jazz e comidinhas de food truck.