Dos olhos à boca

Melhor que apenas comer é participar!

Parece que quando fazemos junto, a comida fica com um sabor bem mais especial. Pode ser pela expectativa, pela fome, ou pelo simples prazer de estar junto de amigos queridos.

Essa é a proposta do espaço Gourmet Carlos Wagner, ou uma delas pelo menos. Com certeza há muitos eventos no local, mas a melhor utilização desse ambiente, ao menor penso eu, é para compartilhar.

Foi assim que o Chef finlandês Carl Kiviö iniciou uma série de jantares para amigos e conhecidos e aqui eu falo de um deles.

Apesar de que em toda oportunidade eu me coloco a disposição para ser cobaia em seus experimentos, acompanhar um Chef é sempre uma aventura.

Há aqueles que digam que bom mesmo é comer de se fartar, que não há sensação melhor que a de barriga cheia. Eu me sinto obrigado e concordar. Porém de nada adianta a quantidade sem a qualidade, então por quê não ambos? Esse é um dos motivos de eu sempre querer acompanhar o Chef Carl, pois ele me deixa a vontade tanto para ajudar a criar quanto para ajudar a “limpar as panelas”.

Nesse dia começamos com ostras gratinadas preparadas com queijo cremoso (requeijão mesmo), um fiozinho de gorgonzola pra não matar o sabor da ostra e um pouco de parmesão por cima. O prato foi servido com uma cerveja Stout para que o amargor da cerveja harmonizasse com a delicadeza da ostra.

O prato principal foi polvo a provençal acompanhado com salsa e tomate cereja, o molho é uma redução de balsâmico com especiarias. Delicioso… Sem contar a harmonização feita com uma Tripel belga excelente.

Mas é claro que o foco dos nossos jantares não é a comida (é, mas não é, entende?) e sempre há histórias maravilhosas acompanhando a comida. Exemplo disso é que tenho pouquíssimas recordações em foto desses jantares, a comida e a companhia sempre são tão boas que não sobra espaço para fotos.

No próximo jantar prometo que farei um esforço, vou tentar tirar mais fotos.

28 Likes

@ribeirofloripa

All looks delicious! Thanks!

3 Likes

Olá @ribeirofloripa ,

Bem vindo ao Connect!

Muito bem escrito este post - estou muito de acordo com tudo que disse. Um jantar, nao é só comer, mas trata de uma experiência, compartilhada com alguém especial. E é ainda melhor se conseguem preparar sozinhos os pratos (como no seu caso) :slightly_smiling_face: .

Vou mover seu post para a seção de Food and Drink, onde se encaixe melhor. É um board, que os Local Guides usam para partilhar práticas deste tipo e expressar seus opiniões em temas diferentes, relacionados a cominda.

Também aproveito para adicionar o tag da língua. Deste modo mais gente que fale Português pode aproveitar seu post.

Espero que haja mais posts de e Você fico no aguardo do próximo.

Se Você tiver dúvidas ou perguntas sobre a comunidade, por favor não hesite em contatar me via tag (colocando @ em frente do meu nome).

3 Likes

@ribeirofloripa , Thanks for the great post. That Octopus dish is mouth watering…!!! :ok_hand:

2 Likes

@ribeirofloripa – I completely agree with you.

Food needs to be both visually appealing and to fully enjoy your meal being with good company to eat with you makes the meal even better. It doesn’t matter if the place is a fancy, expensive place or a place you are drinking delicious coffee with a good friend.

I have never eaten oysters au gratin. I bet with the baked cheese on them was yummy. Anything with cheese is yummy IMHO!

For me, I normally eat raw oysters on the half shell.

Steamed oysters in the shell. Or Chinese style oysters, which is Hong Kong style, which is like braised oysters with dried shiitake mushrooms in oyster sauce on top of a bed of lettuce.

And don’t forget deep-fried oysters.

As for your octopus, two big thumbs up here from California !!?? I like octopus grilled, steamed, stir-fried, deep-fried. chilled in a salad.

Henrique, do you like to eat out or dine in (cook for yourself or with friends)?

Cheers,

Karen

I am tagging @TsekoV @FaridTDF because I know they both love to eat and will enjoy your post and your yummy photos.

Cheers,

Karen

6 Likes

Oi @ribeirofloripa , seu post e suas fotos são de dar água na boca. Eu adoro ostras e frutos do mar em geral, e teria adorado esse jantar. Obrigado por compartilhar sua experiência de maneira tão detalhada. Um abraço do seu colega Local Guide do Rio de Janeiro.

3 Likes

@KarenVChin Thanks for the nice words. I usually accept any invitation, so I like them both, oin and out… lol

I hardlly be alone (big family), so cooking to myself is something that’s rare… And about cooking to other, at least to me, the joy of seeing someone enjoying my food is priceless

Kind regards.

2 Likes