Parece que quando fazemos junto, a comida fica com um sabor bem mais especial. Pode ser pela expectativa, pela fome, ou pelo simples prazer de estar junto de amigos queridos.
Essa é a proposta do espaço Gourmet Carlos Wagner, ou uma delas pelo menos. Com certeza há muitos eventos no local, mas a melhor utilização desse ambiente, ao menor penso eu, é para compartilhar.
Foi assim que o Chef finlandês Carl Kiviö iniciou uma série de jantares para amigos e conhecidos e aqui eu falo de um deles.
Apesar de que em toda oportunidade eu me coloco a disposição para ser cobaia em seus experimentos, acompanhar um Chef é sempre uma aventura.
Há aqueles que digam que bom mesmo é comer de se fartar, que não há sensação melhor que a de barriga cheia. Eu me sinto obrigado e concordar. Porém de nada adianta a quantidade sem a qualidade, então por quê não ambos? Esse é um dos motivos de eu sempre querer acompanhar o Chef Carl, pois ele me deixa a vontade tanto para ajudar a criar quanto para ajudar a “limpar as panelas”.
Nesse dia começamos com ostras gratinadas preparadas com queijo cremoso (requeijão mesmo), um fiozinho de gorgonzola pra não matar o sabor da ostra e um pouco de parmesão por cima. O prato foi servido com uma cerveja Stout para que o amargor da cerveja harmonizasse com a delicadeza da ostra.
O prato principal foi polvo a provençal acompanhado com salsa e tomate cereja, o molho é uma redução de balsâmico com especiarias. Delicioso… Sem contar a harmonização feita com uma Tripel belga excelente.
Mas é claro que o foco dos nossos jantares não é a comida (é, mas não é, entende?) e sempre há histórias maravilhosas acompanhando a comida. Exemplo disso é que tenho pouquíssimas recordações em foto desses jantares, a comida e a companhia sempre são tão boas que não sobra espaço para fotos.
No próximo jantar prometo que farei um esforço, vou tentar tirar mais fotos.