Título: Dificuldade com idioma, moderação agressiva e ausência de estrutura no Local Guides Connect
Prezados administradores e membros da equipe do Local Guides Connect,
Venho, mais uma vez, expressar minha frustração com a plataforma e registrar algumas observações que considero graves, e que persistem há anos, mesmo após inúmeras tentativas de contato.
- Ausência da língua portuguesa na interface: É inadmissível que, em 2025, um ambiente global como este não ofereça suporte completo ao idioma português. Isso obriga usuários brasileiros e lusófonos a recorrerem constantemente a tradutores automáticos, o que compromete a clareza da comunicação e gera inúmeros mal-entendidos.
- Promoção pessoal disfarçada de contribuição: Há perfis antigos, como o exemplo que menciono abaixo, que utilizam o Google Maps para promover seus próprios negócios, prática expressamente contra as diretrizes da plataforma. Já denunciei esse comportamento várias vezes, sem qualquer retorno objetivo. Nenhuma providência visível foi tomada.
- Atitudes hostis por parte da moderação: Recentemente, a figura de um moderador identificado como @ErmesT tem causado profundo desconforto. Em vez de agir com imparcialidade, frequentemente responde com grosseria, reatividade e até com certo tom acusatório, como se estivesse à caça de erros nos perfis de quem questiona ou denuncia algo. Isso desestimula qualquer participação saudável e torna o ambiente tóxico.
- Desorganização e ausência de um centro de ajuda claro: A estrutura da plataforma é confusa. Quando um usuário busca uma resposta simples, é direcionado para múltiplos links, tópicos e vídeos — a maioria em inglês — o que torna a experiência desgastante. Por que não criar um tutorial oficial e centralizado com as informações organizadas por tema, em vários idiomas?
Tenho contribuído há anos com fotos e avaliações criteriosas, mas minha interação com o Connect foi reduzida ao mínimo devido à negligência nas respostas, má condução das denúncias e, principalmente, pela hostilidade de certos moderadores. É lamentável ver uma ferramenta com tanto potencial ser mal conduzida e pouco acolhedora para os próprios voluntários que a mantêm viva.
Atenciosamente,
José Carlos da Silva
Local Guide | Contribuidor ativo no Google Maps – Brasil