COMUNIDADE INDÍGENA TABA LASCADA - RORAIMA BRASIL

Na Comunidade Indígena Taba Lascada - todo mês de novembro tem um evento, que é a festa do Beijú, é disputado a miss indígena, tem dança, tem jogo de futebol, tem competição de arco e outras atividades entre os indígenas, tem comida regional e o famoso caxiri, é uma bebida fermentada indígena, fomos bem atendido pelo Tuxaua Cesar, na festa do Beijú, lá você encontra paz, um pessoal receptivo, entrada livre para o público, não tem alojamento, se quiser visitar pode se hospede em Boa Vista é próximo.

18 Likes

Que interessante esse evento @RogeanC . O que o quem seria Tuxaua Cesar? O cacique da comunidade?

Eu tava procurando um pouco mais sobre essa caxiri e vi que ela é a base de mandioca, você provou ela?

@FelipePK

O Tuxaua na nossa linguagem é o chefe o manda chuva da comunidade ou cacique mesmo, quanto o caxiri, experimentei um pouco e para falar a verdade não gostei, é horrível, os indígenas são viciados nessa bebida, ela é alcoólica, eles tomam até cair, e a alegria deles quando você compartilha essa bebida, eu tomava eles ficavam me olhando para ver minha reação.

O interessante é a roupa na apresentação do concurso de miss das indígenas, também que é comestível, feita de mandioca, eles chamam de Beiju.

Nossa que interessante @RogeanC , mas eu imagino que deve ser bem legal o festival mesmo.

Esse negócio das roupas serem comestíveis que eu queria perguntar, pelas fotos parem um peças bem fina como uma folha. Quando você falou que eram de mandioca também eu fiquei pensando na fabricação.

Sabe informar se elas são feitas somente para o concurso ou é normal o pessoal da comunidade usar esse tipo de roupa?

@FelipePK

É só para a data festiva, hoje eles estão usando roupas da civilização urbana.

1 Like

Olá @RogeanC ,

Ah sim, eu acredito quanto mais próximo as comunidade indígenas estão de outras cidades acaba acontecendo isso mesmo. No Litoral Norte próximo da onde eu venho há uma comunidade assim também. =)