O chimarrão é uma bebida preparada com erva-mate e água com temperatura perto da fervura dentro de uma cuia (porongo). Sendo tomada a partir de uma bomba.
O chimarrão faz parte da tradição gaúcha e geralmente o gaúcho leva o chimarrão para todo lugar onde vai, por isso, não se limita apenas ao estado do Rio Grande do Sul.
Quando tomamos o chimarrão este é tomado até a bomba roncar uma vez e então coloca-se mais água e ele é passado adiante para a próxima pessoa da roda de chimarrão.
A erva-mate Ilex paraguariensis contém substâncias como cafeína, teofilina, metilxantinas e teobromina, entre outras, por isso tem propriedades semelhantes as do café, do chá e do chocolate.
Além do Brasil, esta erva também é consumida na Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Chile.
No estado do Mato Grosso, por ser uma região mais quente é tomado o tereré que é uma versão fria do chimarrão.
Algumas pessoas colocam outros tipos de ervas para chá (hortelã, melissa, cidreira, funcho) e açúcar dentro do chimarrão, é o chamado mate doce.
Nas músicas nativistas o chimarrão é elemento constantemente presente. Como apresentado na canção Chimarrão dos Monarcas: “Eu quero um chima, um chima chimarrão. Pra matar a sede, da tradição.”
I remember last year I made a cake with Matcha, a very similar plant like Mate and same very healthy features ( I loved for the tasty and for a full green color inside!)
Hola @user_not_found , es un gran post el que compartiste, a modo de complemento también te puedo agregar que los paises árabes consumen mucho mate, Argentina le exporta a ellos, otro dato también que lo puedes consumir o dulce o amargo, con o sin azúcar
Que legal hem, muito obrigado por compartilhar conosco um pouco sobre o Chimarrão. Meu amigos Gauchos aqui estão sempre com suas cuias e pelos que eles falam sobre isso elas são quase pessoais e fazem a diferença na hora de tomar o Chimarrão.
Aqui na Europa está ficando muito popular pelo que eu vejo em post de amigos ao redor o Matcha tea. Ela parece muito com o Chimarrão visualmente, mas não sei informar sobre o gosto. Eu particularmente nunca provei nenhum dos dois. =/
Nossa eu falei que o Matcha estava ficando popular na Europa mas agora eu acho que está dominando o mundo hehehe. Olha só o que uma amiga trouxe do Japão, balas de Matcha.
Olha elas são bem diferentes de todas as balas que já provei. Elas tem um gostinho de chá bem fraco e quase não são adocicadas. Mas em geral eu até que gostei, mas pessoalmente não chuparia elas com frequência.