Chimarrão bebida típica do Sul do Brasil

O chimarrão é uma bebida preparada com erva-mate e água com temperatura perto da fervura dentro de uma cuia (porongo). Sendo tomada a partir de uma bomba.

O chimarrão faz parte da tradição gaúcha e geralmente o gaúcho leva o chimarrão para todo lugar onde vai, por isso, não se limita apenas ao estado do Rio Grande do Sul.

Quando tomamos o chimarrão este é tomado até a bomba roncar uma vez e então coloca-se mais água e ele é passado adiante para a próxima pessoa da roda de chimarrão.

A erva-mate Ilex paraguariensis contém substâncias como cafeína, teofilina, metilxantinas e teobromina, entre outras, por isso tem propriedades semelhantes as do café, do chá e do chocolate.

Além do Brasil, esta erva também é consumida na Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Chile.

No estado do Mato Grosso, por ser uma região mais quente é tomado o tereré que é uma versão fria do chimarrão.

Algumas pessoas colocam outros tipos de ervas para chá (hortelã, melissa, cidreira, funcho) e açúcar dentro do chimarrão, é o chamado mate doce.

Nas músicas nativistas o chimarrão é elemento constantemente presente. Como apresentado na canção Chimarrão dos Monarcas: “Eu quero um chima, um chima chimarrão. Pra matar a sede, da tradição.”

22 Likes

Olá lucianavelasques, tudo bom?

Muito obrigado por compartilhar esses detalhes. :slight_smile:

Eu considero muito importante que o pessoal do Sul do Brasil, manter as tradições.

Saudações!

@Haruki obrigada por seu comentário, verdade manter as boas tradições é importante😀

Oi, @user_not_found eu acho muito engraçado ver as pessoas na rua andando com a garrafinha de água quente para tomar chimarrão

1 Like

Thanks for sharing @user_not_found !

I remember last year I made a cake with Matcha, a very similar plant like Mate and same very healthy features ( I loved for the tasty and for a full green color inside!)

I have drink also a tea with Mate.

Bye,

David

1 Like

@alexandradias é engraçado mesmo os gaúchos levam para todo lugar, quando vou em congressos e cursos o chimarrão sempre está presente

@davidhyno oh very cool your green cake, I’ve never tried “erva mate” this way but sounds good

3 Likes

Hola @user_not_found , es un gran post el que compartiste, a modo de complemento también te puedo agregar que los paises árabes consumen mucho mate, Argentina le exporta a ellos, otro dato también que lo puedes consumir o dulce o amargo, con o sin azúcar

Saludos Farid

1 Like

Hola @FaridTDF muchas gracias, não sabia que os países árabes também apreciam mate, obrigada pela informação, mui buena

2 Likes

Olá @user_not_found ,

Que legal hem, muito obrigado por compartilhar conosco um pouco sobre o Chimarrão. Meu amigos Gauchos aqui estão sempre com suas cuias e pelos que eles falam sobre isso elas são quase pessoais e fazem a diferença na hora de tomar o Chimarrão.

Aqui na Europa está ficando muito popular pelo que eu vejo em post de amigos ao redor o Matcha tea. Ela parece muito com o Chimarrão visualmente, mas não sei informar sobre o gosto. Eu particularmente nunca provei nenhum dos dois. =/

1 Like

Oi @FelipePK é onde o gaúcho vai sempre leva a cuia, a bomba, a erva e a garrafa térmica para fazer o seu chimarrão.

This Matcha is the same that our friend @davidhyno used to do a cake once🍮 green cake

2 Likes

Olá @lucianavelasques,

Nossa eu falei que o Matcha estava ficando popular na Europa mas agora eu acho que está dominando o mundo hehehe. Olha só o que uma amiga trouxe do Japão, balas de Matcha.

1 Like

@FelipePK muito legal as balas de Matcha, o gosto é bom? Vou procurar aqui, nunca vi, só mesmo bala de café🍬

Olá @user_not_found ,

Olha elas são bem diferentes de todas as balas que já provei. Elas tem um gostinho de chá bem fraco e quase não são adocicadas. Mas em geral eu até que gostei, mas pessoalmente não chuparia elas com frequência.