Tive o prazer de passar 4 dias em Palermo, na Sicília, que experiencia prazerosa e inesquecível!
Dentre os muitos passeios, fizemos a subida até Monreale para conhecer a famosa Catedral, ponto histórico e de arquitetura única.
Construída a partir de 1174 pelo Rei Guilherme II da Sicília, a Catedral conta com aspéctos distintos em sua composição. (árabe, veneziano e bizantino). Por toda área externa e interna você consegue identificar as caracteristicas e ao mesmo tempo contemplar o quanto essa junção transformou-se na obra de arte perfeita.
Bom, agora falando da minha experiência, saímos do centro dePalermo era por volta das 11:00 de ônibus. Sim, ônibus de linha normal. Uma dica que eu dou para economizar em viagens é usar o transporte público, principalmente quando você está usando outra moeda. Claro, quem tiver bastante, pegar táxi é sempre bom, mas o passeio foi rápido e pontual, os transportes de palermo funcionam muito bem.
Enfim, Monreale é uma subida e assim fomos. O ônibus tem um único ponto de parada na entrada da cidade, nesse ponto tem os horários e alguns táxis disponíveis também. Mas a linha de ônibus tem horário para terminar, dependendo do dia, então na volta tivemos que descer de táxi.
Essa foto foi tirada no lado oposto do ponto de ônibus, vista linda, não é!? Abaixo dessa grade tem um estacionamento, se for de carro pode deixar lá.
Confesso que a entrada é meio fechada, mas quando voce vai chegando mais perto, vê essa vista! (foto acima) Lugar charmoso e lindo, o verão faz toda diferença. Muito quente e o céu perfeitamente azul.
A entrada na igreja é grátis, você pode doar uma oferta se achar que deve. (Eu achei?)
Um informação importante que no dia eu esqueci, se for no verão, leve lenço ou algo que cubra seus ombros e pernas. Eu esqueci e tive que comprar a bata de 1 euro, não é caro, mas é feio. Parece que você fugiu do hospital para fazer visita.
Eu sempre andava com lenço, mas nesse dia fui imprudente. Mas isso não atrapalhou minha experiência, só minha estética mesmo.
Dentro da igreja você encontra alas inteiras de cerâmicas e outras de ouro, sim, tudo que reluz lá é ouro. Um sonho de igreja, tivermos até a sorte de ver a arrumação para um casamento.
Bom, outro fator importante de alerta. A Itália tem umas pedras usadas em calçadas em muitos lugares e essas pedras são escorregadias, muito mesmo. Eu estava andando distraída e cai dentro da igreja, pois a escada de três degraus tinha a pedra branca e lisa.CUIDADO! Se for com idosos principalmente. Foi um susto, eu ri muito e apareceu muita gente pra me ajudar, mas se eu tivesse alguma fragilidade poderia ser o fim do passeio lá mesmo.
Uma das coisas curiosas de lá é as tumbas dos dois reis, o bom e o mal, como diz na placa. A tumba do bom é cheia de adorno e a do mal é simples.
O altar é lindíssimo com mosaicos em ouro e um órgão lindo ao lado esquerdo.
Detalhes lindos que só vendo ao vivo para entender.
Quando terminamos o passeio na igreja, compramos ingresso para o Mosteiro Beneditino anexo a catedral. Se não me engano custou 10 euros a entrada. Como já era quase 13:00 h, fomos almoçar. No entorno da igreja tem restaurantes e bares, até mercadinhos. Você escolhe o que comer, se acordo com suas preferências e bolso.
Como sou vegetariana, a Itália tem muitas opções para nós. Estivemos em um restaurante muito agradvável com comida perfeita. Alias, os tomates da Itália são especiais, sinto muito a falta deles.
Após o almoço, fomos ao Monastério e é outro lugar para encher os olhos.
Você entra e passeia livremente, alguns lugares são restritos, mas a áera de passeio é o suficiente. Fazendo o caminho natural, somos levados pelos corredores e salas especiais com artefatos e imagens. Também é possível subir na torre e ter uma vista privilegiada que te deixa sem fôlego! ( É lindo mesmo, mas tem também muita escada e becos na pedra. Não têm fôlego que resista!?)
Infelizmente, por questões do contexto de construção, não é um passeio acessível subir. Para quem tem pouca mobilidade, fica inviável.
Bom, não sei se consegui transmitir o que vivenciei, mas espero que muitas pessoas possam sentir contade de ir visitar. A Itália é muito interessante do Norte ao Sul, muitas vezes as pessoas ficam presas a pontos turísticos famosos e repetidos, perdem a oportunidade de explorar mais a fundo o lugar.
Por fim, espero que gostem e tenham a chance de serem felizes lá como eu fui.