Cascia Italia

Cáscia, local onde encontra-se o Santuário de Santa Rita de Cáscia. De Roma, não há trem direto para Cascia. Compra-se o bilhete, na Estação Termini, para a cidade de Spoleto e de lá, o trajeto é de ônibus. O ponto do ônibus fica na frente da estação, à esquerda. Lá, pendurada no poste, há uma tabela com os horários de ida e volta. Porém, o ônibus não vai direto para Cascia. Logo após a gente ver as placas indicando Cascia à direita, o ônibus segue em frente e para em Serravalle. Lá, toma-se outro ônibus para Cascia… Enfim, mais 12 quilômetros e se chega ao destino. A parada final do ônibus é próxima à agência dos correios (LA POSTA), na base da colina. Então, seguir as placas indicativas e chegar a uma escada rolante que transporta os visitantes até o alto da montanha, onde está a igreja de Santa Rita. Aí, é só desfrutar, visitar o templo, ver os horários de missas e passear pelas lindas ruas. Dá tempo para visitar a Basílica e o entorno, comer e voltar para pegar o BUS das 13:55 de volta para Spoleto, comprar o bilhete de trem e voltar no próximo trem para Roma.

15 Likes

Nossa @lais18 , parece ser difícil ser um pouco cansativo chegar nessa cidade. =) Você poderia nos dizer um pouco mais sobre a cidade? Ou do por que você foi lá?

Eu gostaria de lhe informar que eu movi o seu post para seção de tópico Travel onde ele se encaixa melhor e acrescentei a Language Label - Portuguese Brazilian no seu post. Essa seção é usada por Local Guides que queiram compartilhar um pouco mais sobre suas viagens e locais que valem apena visitar. =)

1 Like

Boa noite, Felipe.

Cascia é a cidade italiana onde nasceu Santa Rita, na região Umbria, lugar de peregrinação de pessoas que têm devoção à Santa. Apesar de ficar relativamente próxima a Roma, não é muito fácil chegar lá, como você constatou pelo meu escrito. Mas, para quem fala um pouco o italiano, meu caso, dá para desenrolar. Os trens saem da Estação Termini. Fomos informadas de que havia agências de turismo nas ruas próximas à estação, que faziam o passeio, mas não encontramos de acordo com a nossa necessidade.

Eu tenho uma irmã devota de Santa Rita e a acompanhei nessa viagem.

Agradeço por colocar a postagem em local mais adequado.

Abraço.

1 Like

Olha que maravilha @lais18 , eu realmente não sabia disso. Que legal que você fez o passeio com sua irmã.

Eu já sou devoto de Nossa Senhora Aparecida e já as romarias algumas vezes, você pode dar uma olhada nesse post se você quiser

Um caminho de fé: minha peregrinação (romaria) à Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

Você pode marcar os membros do Connect em seus posts colocando o @ antes do nickname deles. Dessa forma, eles recebem uma notificação e irão saber que você está tentando se comunicar diretamente com eles.

1 Like

@FelipePK , Então, li seu post, sim, sobre a peregrinação a Aparecida. Muito legal. Mas… vocês caminharam muito por dia!!! Bravo!

Sabe, eu não me considero uma pessoa religiosa, mas eu já fiz uma peregrinação na Espanha - Caminho de Santiago de Compostela. Caminhei por cerca de 780km durante 34 dias. A minha média foi de 21km/dia. Foi uma das melhores experiências da minha vida. O caminho permanece dentro da gente. Abraço.

1 Like

Olá @lais18 ,

Que legal que você pode fazer o Caminho de Santiago de Compostela, ele tem estado em meus planos por um bom tempo. =) Eu espero poder fazer um dia também.

1 Like

@FelipePK . Vá, sim. O Caminho de Santiago, além de religioso, é também, cultural e turístico. Eu fiz o chamado Caminho Francês. Comecei na cidade de Roncesvalles, Espanha, na região fronteiriça com a França.

2 Likes

Olá @lais18 ,

Obrigado pelas informações. Como você fez com as acomodações? Você ficou em hostel, acampou ou algo parecido?

1 Like

@FelipePK O chamado Caminho Francês é uma rota muito bem estruturada e organizada, quase todas as cidades (passamos por cerca de 95 cidades de Roncesvalle a Santiago) oferecem albergues para peregrinos, que são chamados de “Refúgios”, a preço muito econômico, principalmente quando são administrados pelas prefeituras ou pelas igrejas. Há também Refúgios privados. E há alguns que oferecem a hospedagem em troca de uma doação, o que o peregrino puder dar. O caminho é todo sinalizado e a gente anda por plantações de uvas e outras frutas, sobe e desce montanhas… Alguns trechos são ao lado das rodovias (movimentadíssimas e, consequentemente, barulhentas), esses são os menos agradáveis. Mas, para usar os Refúgios, a pessoa precisa ter a “Credencial do Peregrino”, uma espécie de passaporte que vai sendo carimbado a cada Refúgio. Quando você for, seria interessante já providenciar o passaporte em uma Associação de Peregrinos antes de ir - em São Paulo tem. Mas, alguns Refúgios também podem fornecer a credencial. Há guias sobre o Caminho também. Acredito que hoje em dia, já se consegue tudo por Internet. Às ordens.

1 Like

Muito obrigado pelas dicas @lais18 , eu realmente não sabia sobre essa Credencial do Peregrino e vou pesquisar saber como faz para obter esse passaporte. :smiley:

1 Like

Thank you for mentioning Cascia, @lais18

I agree with @FelipePK , it is not easy to reach the town, but it is absolutely a great place to visit.

The city is mainly visited by pilgrims and, despite being built on a hill and with many stairs, it is completely accessible with a wheelchair.
A complex of ramps and elevators allows, starting from the bus station, to reach the top of the city, where the church of Santa Rita is built.

The saffron festival will take place from October 28th to November 1st. I know that @manulele81 is organizing something related to the Festival

3 Likes

My pleasure. Oh… Ho visto che sei italiano, di Treviso. Sono stata nella tua cità 4 anni fa. Mi piace andare a Venezia per la Bienalle di Arti e sempre cerco di conoscere uma nuova cità e così sono andata a Treviso… Cascia ed Assisi, ho conosciuto in 2017. È um piacere parlare com te.

2 Likes

@lais18 un gran bel viaggio per arrivare a Cascia da Roma, in un giorno, andata e ritorno…

La prossima volta che visiti il centro Italia fammi sapere, io mi trovo a Norcia e a Cascia ci vado spesso per vari motivi (famiglia, lavoro, svago).

Se vieni e ti vuoi fermare qualche giorno in più qui c’è la lista delle strutture dove dormire a Cascia

https://goo.gl/maps/2oqPboGpaDBNFC59A

mentre qui quelli di Norcia, la città dove vivo

https://goo.gl/maps/osyz4gbtqLZrzCSF9

Un saluto, nella speranza di incontrarti!

Emanuele

1 Like

@manulele81 Va bene! La prossima volta in Italia, ti faccio sapere. Grazie per l’indicazioni di alberghi. Buona serata.

1 Like