Em novembro de 2018, estive na cidade de Bento Gonçalves/RS, visitando o Vale dos Vinhedos.
Para quem é apaixonado por vinhos não pode perder. Também para àqueles que não são tão amantes dos vinhos, mas são curiosos, vale a visita para aprender sobre todo o processo de fabricação e conhecer belas paisagens.
O Vale dos Vinhedos fica na Serra Gaúcha. é basicamente uma rota do vinho, onde você vai encontrar uma vinícola seguida da outra, bem como casas de moradores locais. Algumas vinícolas brasileiras famosas, como a Salton e a Miolo, não ficam especificamente na região do Vale, mas situam-se em Bento Gonçalves, em áreas paralelas.
Há vinícolas grandes e também as menores, que mantém algumas tradições mais familiares.
Ao chegar nas vinícolas os passeios mais interessantes são aqueles com degustação de vinhos e espumantes. Nesse passeio, um grupo de pessoas é formado e você passeia por toda a vinícola com um guia do local, conhecendo a sua história e todo o ambiente, o processo de fabricação e armazenamento dos vinhos e, claro, degusta alguns tipos de vinhos. Mas, caso você não deseje fazer esse passeio, todas elas contam com lojas para aquisição de vinhos.
Nessa publicação vou falar especificamente da visita/tour guiado de degustação na Casa Valduga, uma das maiores do Vale dos Vinhedos.
Foi o passeio que mais gostei e ouso dizer que é a vinícola mais bonita e com maior infraestrutura da região.
Embora já seja uma empresa grande, mantém a direção com a família. No dia da minha visita, tive a oportunidade de conhecer o presidente do grupo, que nos acompanhou em parte do passeio. Há outros tipos de passeios, mas devem ser marcados com antecedência.
Os tours guidados com degustação possuem horários diferenciados entre as vinícolas. Basta entrar no site e ver qual o horário inicia na vinícola de sua preferência.
Além de toda infraestrutura de produção de vinhos, a Casa Valduga possui parreirais de uva que são apresentadas aos visitantes ao final do passeio.
A Casa Valduga conta ainda com hotel/pousada próprio e o restaurante Maria Valduga. Neste passeio, não fiquei hospedada lá e nem conheci o restaurante, mas com certeza deve ser uma ótima pedida.
A Casa Valduga também conta com uma loja física para quem desejar adquirir seus produtos (somos levados ao final do passeio).
Para maiores informações, aqui está o site da vinícola: http://www.casavalduga.com.br/
Vamos conhecer as fotos da visita?
Nas próximas publicações, mostrarei um pouco mais de outras vinícolas que conheci.
Até!