Na amazônia, temos uma diversidade de peixes de água doce e um dos pratos mais famosos onde eles são utilizados são as Caldeiradas. Geralmente as espécies de peixe utilizadas para esse prato, são o peixe filhote (não é um peixe não-adulto, é o nome da espécie que é esse, o peixe que é pescado é sempre adulto), dourada ou a pescada amarela.
Além da diversidade de peixes, a região amazônica também é conhecida por seus temperos, que também dão ao prato um sabor típico da região. Há diversos tipos de caldeiradas, mas a caldeirada tradicional geralmente tem os temperos da região como o Tucupi, Chicória e Alfavaca. Alguns chefs utilizam o Jambu para deixar o prato com um toque mais afrodisíaco.
O Restaurante Terra do Meio virou uma atração no estado do Pará por suas Caldeiradas e ambiente tranquilo com muito contato com a natureza. Lá são servidas 5 variedades de caldeiradas, onde variam as espécies de peixe utilizadas e os temperos. Eu provei duas que são bem diferentes, mas deliciosas.
A Caldeirada Uriboca é feita com pescada amarela ou filhote (na foto é filhote), com legumes, ovos cozidos e os tempero já citados anteriormente. A guarnição pode ser com arroz branco, farinha d’água e pirão (farinha d’água com caldo e temperos).
O Lopreu do Velho André é um ensopado de pescada amarela ou filhote fritos no leite de coco com legumes e temperos. A guarnição é farinha d’água e arroz branco. Esta ultima imagem mostra como é servida as Caldeiradas e explica a origem do nome, elas são servidas nesse pequeno caldeirão de barro, típico da cultura indígena da região.