Brasil principal produtor de café do mundo

O Brasil é o responsável pela produção de 36% do café consumido no mundo e também
o principal produtor, mas o principal consumidor são os EUA.

Ontem fui a fazenda Nossa Senhora da Conceição em Jundiai, uma visita muito legal,
essa era uma fazenda produtora de café que após a queda do valor do café na bolsa de Nova York, e com a vinda dos imigrantes
europeus, a fazenda começou a ser produtora de vinhos.

O café foi tão importante para o desenvolvimento de São Paulo que na bandeira da
cidade de São Paulo, temos ramos de café.

Hoje a fazenda se dedica ao turismo rural e cultural, contando todo o ciclo do café
e da escravidão.

Há alguns tipos de café que são extraídos das fezes de animais, e são carissimos, muito curioso esse processo de extração de café.

Hoje toda a produção de café é feita automatizada, uma visita a essa fazenda é muito
enriquecedor, ver como o processo evoluiu e poder sentir aquele cheirinho de café moido
na hora, café realmente puro.

O estado de São Paulo tem muitos lugares que nos surpreendem, uma pena que não são tão
divulgados, quase ninguém conhece.

40 Likes

@alexandradias muito legal conhecer o processo produtivo do café, obrigada por compartilhar.

3 Likes

Thanks for sharing. Very interesting comments.

1 Like

Olá @alexandradias ,

Nossa muito legal, eu realmente não sabia que havia essas fazendas e que era abertas as visitações. Meus bisavós quando vieram ao Brasil trabalharam durantes alguns anos nas fazendas do Vale do Café tendo depois migrado para a região Paulista. =) É sempre muito bom poder ver e conhecer um pouco sobre a história do nosso País. Obrigado por compartilhar conosco.

2 Likes

Interesting day you must have had @alexandradias . How big is this farm? So this place is not an active coffee farm anymore, but is an active winery?

Cheers,

Karen

2 Likes

@KarenVChin i am not sure how big is, now it is a touristic place with sustainable, they still cultive cofre and winr, but not in long scale.

They receive kids group to explain about coffee and wine and about slavery in Brazil

2 Likes

Hi @alexandradias ,

Please, excuse my reply in English.

Thank you for this story and for sharing the process of growing and preparing the coffee product.

May be I’ve said this a lot of times here on Connect, and I’m sure it won’t be the last - but I love coffee. I love the good quality ones. And I am sure that those you’ve shared with us are one of the best. I can almost smell it.

2 Likes

Nice post @alexandradias thanks for sharing your experience with us & all the photos excellent and especially I like coffee plant photo.

4 Likes

Es un gran post @alexandradias , me encanta, informativo, y buenas Fotos, pero sobre todo curioso, hacer café con las heces de los animales es interesante, hay gusto para todo y delicadeces también para todos…

farid.

2 Likes

@FaridTDF o café feito das fezes dos animais e bem caro, uma xícara pequena custa mais ou menos Us 7.00, uma xícara do café normal US 1.00.

Adoro experimentar comidas e bebidas diferentes, mas não gostaria de experimentar esse cafe.

2 Likes

Ah esqueci de mencionar @alexandradias ,

O nosso café é realmente mega popular por aqui, há várias marcas ressaltando o “Brazilian Coffee”. Outro famoso que eu vejo bastante é o Italiano. =)

1 Like

@FelipePK o nosso café é realmente gostoso, esse que comprei moido na hora, não tinha amargo nenhum, pó de café puro, sem mistura de milho como umas marcas que compramos no supermercado, o cheiro então… delicioso…

1 Like

Olá @alexandradias ,

Eu imagino mesmo que deve ser maravilhoso esse, tudo que não é industrializado geralmente é bem melhor. Eu particurlamente não sou muito fã de café, raramente eu tomo. Mas o pessoal aqui não vive sem. É quase um pesadelo se as máquinas de café aqui pararem de funcionar hehe. =P

1 Like

@alexandradias the “fazenda Nossa Senhora da Conceição” has an architecture that seems colonial, I think. Do you know how old is the main house?

I would like to taste Brazilian coffee.

1 Like

@BeatrizAguilar I am not sure about year, but the farm start at 1810 , I am unsure if they building this house in the same year, but it must have been close to this date.

2 Likes

Show! Parabéns…

E mesmo assim, o mesmo grão com moagem diferente e sendo preparado na moca italiana, prensa francesa, coador convencional, sifão… o sabor muda :slight_smile:

1 Like

Lendo junto ao um delicioso cafézinho :slight_smile: Parabéns pela pesquisa. Excelente matéria

1 Like

Amo meu Brasil

1 Like

Hello@alexandradias, thanks for the note on coffee.

Is it associated with “sustanable coffee production movement”? For international trade this is considered to be im[portant.

Thanks once again and best.

1 Like