Brasão de Louredo da Serra

O significado do brasão de Louredo da Serra, tem um coração com uma seta, que de acordo com a lenda da freguesia a Quinta de Baixo foi de Pedro Coelho, um dos assassinos de Inês de Castro, essa quinta tinha um portão junto á estrada que tinha ligação entre Porto e Vila Real. Estrada essa que no Lugar da Venda Nova existia uma estalagem que era para a mudança de cavalos. Junto ao portão ainda existe um obelisco com um braço de pedra que segundo a lenda, tem dado muito que falar, uns dizem que era para pendurar um lampião para iluminar a entrada da quinta outros dizem ser uma forca. Segundo a crítica para ser forca seria luxo a mais, mas as intenções de Pedro Coelho, seria mandar construir outro obelisco igual ao existente.

Mas, D.Pedro I matou-o, tal como ele tinha feito a D. Inês de Castro

No nosso brasão também estão representados o pelourinho, que era o lugar onde pequenos delitos cometidos eram castigados pela lei existente. Muitas pessoas assistiam ao castigo imposto pelo Rei, ao que julgo saber o pelourinho seria considerado monumento Nacional, Património do Estado.

A galinha representa os muitos galinheiros que existiam, alguns ainda vivos, faziam uma feira no Pelourinho. O verde significa as quintas que existiam na freguesia, os campos. Tem uma elevação que significa a Serra de S.Tiago, que fica nos limites de quatro freguesias, uma delas Louredo.

5 Likes

Foi o antigo presidente da junta de Louredo da Serra, Lino Costa junto com o seu secretário Albino Serafim Ribeiro e um arquiteto que edificaram a mensagem que queriam que o brasão transmitisse a todos os Louredenses.

1 Like

Hello @carla_pinho thanks for sharing this post with us , the information is interesting :blush: