O Boto ou Golfinho é um mamífero muito inteligente e isso pode ser comprovado pela relação de amizade e de trabalho que existe entre os Botos e os Pescadores em Laguna, Santa Catarina, Brasil.
Ocorre que os Botos cercam os cardumes de peixes e trazem eles para próximo da praia onde os humanos podem usar as tarrafas para pescá-los.
É fantástico a cidade de Laguna valorizar e respeitar esta parceria entre os botos e os pescadores que já dura tantos anos e já é considerada Patrimônio Natural da cidade desde 1997. Inclusive, podemos encontrar até mesmo um monumento em homenagem aos Botos Pescadores.
Os pescadores nos ensinam que é preciso preservar a natureza e aprender a conviver com ela. Os botos são extremamente inteligentes e por isso compartilham a pesca e a amizade com os seres humanos. É preciso respeitar a Lei da Pesca que determina o período de restrição da pesca e também as áreas de exclusão onde não é permitido colocar redes para preservar os botos. #animalfriendly#letsguide#ecofriendly
Nice post @user_not_found , nice to see you here too
I love dolphin, but I never had the possibility to see them free on the sea. Did you? I like the monument, and mostly the fact that the fishermen respect them, instead of considering dolphins as antagonist.
Que legal o seu post. Eu lembro de ter visto uma reportagem bem legal sobre essa parceria dos botos pescadores e os caiçaras é muito bonito ver a interação entre eles. E é realmente maravilhoso essa valorização por parte da comunidade.
Hi @ErmesT I already seen the dolphins before but not this day. In the picture the fishermen are waiting for the dolphins.
Oi @FelipePK é interessante que os botos de Laguna acessam o complexo Lagunar que é formado por duas lagoas Mirim e Imaruí banhadas pelo mar. Por isso que é tão importante não colocar redes em determinados lugares, para que eles tenham livre acesso ao mar.
Oi @alexandradias sim temos botos também e eles acessam o mar e as lagoas, tem uma relação especial com humanos, pois, eles ajudam na pesca por amizade.
@FelipePK Laguna fica a cerca de uns 300km de Jaraguá, umas 4h de carro.
Olha só o mapa do local, do lado direito é o “Mar Grosso” - oceano Atlântico. E do lado esquerdo tem as lagoas onde os botos entram para interagir com os humanos
Hi @davidhyno it’s so adorable your stuffed dolphin. Yeah, mostly they still respect the time to fishs reproduce so this way they always keeping fishing. They also give names to the dolphins. So it’s really a friendship.
Eu não sabia que existiam nesse local! Vou procurar e marcar o “Quero visitar” no Maps! Rs
Pois é, @alexandradias , eu também achava que botos eram só os da região Norte, mas os golfinhos recebem esse nome também kkk e estão espalhados no mundo inteiro. Na região Norte do Brasil são os tais botos-cor-de-rosa.
Ah! Lembrando que há diferença entre golfinhos e botos-cor-de-rosa, apesar de serem “patentes” rs, esses últimos são da região Amazônica e fronteira com Venezuela.
Vou ver se encontro algum post aqui sobre ele. Mas, pra quem quiser saber mais… dá um Google!
Oi @ParaenseCarioca é os botos-cor-de-rosa aparentemente vivem na água doce e os botos de Laguna vivem na água salgada do mar mas também entram nas lagoas da região
Estive em Manaus e lá tem o passeio para nadar com os botos cor de rosa, mas eu só observei, coitadinhos, eles pareciam cansados, não estavme muito a fim de ficar aparecendo, mesmo assim consegui capturar uma foto, ele é rosinha mesmo, lindo!!!