Bom Retiro é um dos bairros do distrito do Bom Retiro, na região central da cidade de São Paulo.
É um local mais conhecido por seu comércio, principalmente pela famosa rua José Paulino e suas adjacências onde você encontra roupas, calçados, bolsas etc. com preços convidativos. Se você não ficar apenas olhando as vitrines, e entrar nas lojas, dificilmente voltará para casa sem uma sacolinha. Muitas das promoções não estão nas vitrines, então se você entrar nas lojas encontrará muita coisa com qualidade e preço bom.
Mas o Bom Retiro é muito mais que apenas compras. Antes conhecido por ser um bairro de tradição judaica, com seus restaurantes e mercearias tradicionais, agora tem também a presença dos coreanos que estão trazendo modernidade ao local.
Há muitos lugares a serem visitados nessa região, e certamente é um bairro que deve ser incluído nas suas andanças por São Paulo.
Entre tantos lugares que merecem uma visita, citarei apenas alguns.
Museu de imigração judaica, Rua da Graça, 160
A sinagoga mais antiga de São Paulo, a Kehilat Israel, foi fundada em 1912, e, atualmente, transformada em museu, mantém o acervo sobre a imigração judaica. São livros, fotos, objetos, documentos, entre outros pertences de imigrantes judaicos.
Hoje, o museu tem cinco andares, mas ainda mantém a estrutura original da antiga sinagoga.
Apesar de o museu tratar da imigração e ter objetos antigos, ele também usa a tecnologia interativa em vários locais como a mesa virtual que relaciona a comida judaica às datas comemorativas e a imagem de uma taça virtual no chão que se quebra ao se pisar nela, representando o ritual do casamento judaico.
A entrada para visitação e o ciclo de exposição e palestras são gratuitos.
Casa Menorah, Rua Guarani, 114
Pequena mercearia/padaria judaica com comidas típicas como pastrami no pão de cebola, torta de ricota com passas, strudel, entre outros. É um local simples, que mantém um “quê” e o charme das antigas mercearias.
Restaurante Delishop, Rua Correia de Melo, 206
Restaurante com pratos da gastronomia judaica. A comida é bem saborosa e alguns pratos são diferentes ao paladar comum, como o vareniki recheado com costela bovina. Eu pedi com molho de tomate em vez de molho funghi e fui gentilmente atendida.
É um lugar simples, que tem um charme de antigamente. Vale a pena conhecer e saborear as suas deliciosas opções.
Doceria Burikita, Rua Três Rios, 138
Entre tantos doces, tem a torta de ricota e o rocambole de figo com nozes. Sabor inesquecível e confesso nunca ter comido nada igual. Já é sem dúvida um dos meus doces preferidos.
É um local simples com um atendimento sempre mais que cordial.
Mercado Otugui, Rua Três Rios, 245
Eu sei que não é todo mundo que gosta de mercados. Porém, devo confessar que para mim eles são pontos turísticos quando viajo para algum país diferente.
Sendo assim, conhecer um mercado coreano em São Paulo é sem dúvida como visitar um novo ponto turístico. O Otugui é novo na região do Bom Retiro e tem uma grande variedade de produtos coreanos, além de ter uma cafeteria e sorveteria na entrada.
O mercado tem um “quê” tecnológico por causa de sua parceria com duas marcas coreanas, LG e Samsung. Logo na entrada na parte superior do lado direito há uma tela com comunicação de conteúdo, chamado de *Business TV, que nada mais é que uma TV que veicula conteúdo de acordo com o ramo do estabelecimento, por meio de conexão wi-fi e acesso ao aplicativo Business TV.
Jardim Japonês no Quartel do Comando Geral da PM de SP na Pça Cel. Fernando Prestes
No meio de uma cidade tão grande, com tanto cinza, trânsito, correria, tem um refúgio para espalhar os olhos. É o Jardim Japonês logo na entrada do quartel. Sempre tem policiais na entrada, então peça para visitar o jardim, que eles prontamente deixam entrar para ver e fotografar. Está bem cuidado e vale a visita.
Macarons na Dear My Cafe Rua Silva Pinto, 389 - Bom Retiro.
A Dear My é uma pequena loja no Bom Retiro com paredes rosas e bonequinhas na parede que faz você se sentir em uma casa de bonecas. Você pode comer os macarons no local, levar para casa ou ainda comer pelo caminho!
Da próxima vez que você for ao Bom Retiro, vista outros olhos e aproveite o passeio de uma forma diferente. Quem sabe você descubra um novo lugar encantador assim como eu!