As curiosidades por trás da estátua de Brigitte Bardot, em Búzios - RJ

A estátua da atriz Brigitte Bardot é um dos principais cartões postais de Armação dos Búzios. A mesma foi erguida em homenagem à atriz francesa, que visitou e se apaixonou pelo lugar, mas o que muitos não sabem é que ela não visitou o local apenas uma vez. Quais seriam as curiosidades por trás desta história?

Em 2019 eu participei de uma visita guiada pela cidade que passou por vários pontos turísticos locais, um deles sendo a estátua. O guia explicou que no início dos anos 60 a atriz estava em seu auge e, querendo fugir dos holofotes, em janeiro de 1964 escolheu essa pequena cidade como seu esconderijo. Ela gostou tanto de Búzios que a viagem, originalmente planejada para durar algumas semanas, se tornou uma estadia de quatro meses. Ao final da visita, ela já era tratada como local.

Em dezembro do mesmo ano, ela decidiu passar o réveillon na pacata cidade, mas dessa vez não conseguiu a paz que tanto queria. Os paparazzis, já cientes de sua chegada, não a deixaram em paz, e desta vez ela ficou por bem menos tempo, poucas semanas. Após a segunda experiência, nunca mais retornou a Búzios, mas voltou a falar da cidade diversas vezes.

É inegável a influência de Brigitte na popularidade da cidade. Muitos dizem que ela foi quem colocou Búzios “no mapa”, e é verdade que a cidade resort nunca se esqueceu dela. A estátua, esculpida em bronze por Christina Motta, foi inaugurada em 1999 e pesa cerca de 160 kg. O guia pediu para não tocarmos, porque além da estátua ficar ao ar livre e não ser limpa, a pintura hoje está um pouco desgastada em certas partes (rosto, cabelo, joelhos e ombros principalmente), onde os turistas costumam tocar mais na hora de fotografar. A réplica do chapéu que ela segura também protagoniza um fato interessante, tendo sido roubada diversas vezes desde a inauguração da estátua.

13 Likes

Hi @LeticiaMelo ,

I have just released your post from the spam filters. I would like to apologize for your post being marked as spam. Our filters run 24/7 and they can be a little harsh at times.

You can visit this article to learn more - Why was my Connect post marked as spam?.

2 Likes

Oi @LeticiaMelo , eu fui uma vez a Búzios, mas infelizmente não tenho uma foto na estátua. Espero voltar em breve e conseguir fazer. Quando eu fui a Buzios, ouvi um pouco dessa história, mas não de forma tão detalhada como você nos contou. Muito obrigado por compartilhar. Abraços,

Alexandre

2 Likes

Hi @LeticiaMelo !

This beautiful anecdote about Brigitte Bardot, I was not aware of it!

So double thanks!

Bye and have a good day,
David

1 Like

@AlexandreCampbell Por nada, foi realmente uma ótima visita!

@davidhyno I’m glad it was helpful, it was a great trip and I learned a lot!

1 Like