A estátua da atriz Brigitte Bardot é um dos principais cartões postais de Armação dos Búzios. A mesma foi erguida em homenagem à atriz francesa, que visitou e se apaixonou pelo lugar, mas o que muitos não sabem é que ela não visitou o local apenas uma vez. Quais seriam as curiosidades por trás desta história?
Em 2019 eu participei de uma visita guiada pela cidade que passou por vários pontos turísticos locais, um deles sendo a estátua. O guia explicou que no início dos anos 60 a atriz estava em seu auge e, querendo fugir dos holofotes, em janeiro de 1964 escolheu essa pequena cidade como seu esconderijo. Ela gostou tanto de Búzios que a viagem, originalmente planejada para durar algumas semanas, se tornou uma estadia de quatro meses. Ao final da visita, ela já era tratada como local.
Em dezembro do mesmo ano, ela decidiu passar o réveillon na pacata cidade, mas dessa vez não conseguiu a paz que tanto queria. Os paparazzis, já cientes de sua chegada, não a deixaram em paz, e desta vez ela ficou por bem menos tempo, poucas semanas. Após a segunda experiência, nunca mais retornou a Búzios, mas voltou a falar da cidade diversas vezes.
É inegável a influência de Brigitte na popularidade da cidade. Muitos dizem que ela foi quem colocou Búzios “no mapa”, e é verdade que a cidade resort nunca se esqueceu dela. A estátua, esculpida em bronze por Christina Motta, foi inaugurada em 1999 e pesa cerca de 160 kg. O guia pediu para não tocarmos, porque além da estátua ficar ao ar livre e não ser limpa, a pintura hoje está um pouco desgastada em certas partes (rosto, cabelo, joelhos e ombros principalmente), onde os turistas costumam tocar mais na hora de fotografar. A réplica do chapéu que ela segura também protagoniza um fato interessante, tendo sido roubada diversas vezes desde a inauguração da estátua.