Que me desculpem os cariocas, mas o Brasil não é só o Rio de Janeiro em questão de turismo, temos vários outros lugares legais para serem visitados.
Este carnaval tive a oportunidade de conhecer duas cidades no Amazonas, Manaus uma cidade cosmopolita que embora esteja com muitos monumentos depredados, vale a pena a visita pela história e Presidente Figueiredo, uma cidade com várias cachoeiras e grutas, fica a 100km de Manaus e vale a pena, infelizmente ainda não foi desta vez que fiquei hospedada em um hotel de selva, várias pessoas me recomendaram, quem sabe da próxima vez.
Manaus é a cidade simbolo do apogeu da borracha, ainda tem prédios belissimos que estão preservados e podem ser visitados, entre eles o Teatro Amazonas, o teto dele é pintado parecendo a base da torre Eifell, o chão alterar as cores parecendo o encontro das águas, mas isso é apenas lenda, não há fato histórico registrado sobre isso.
O passeio do encontro das águas é maravilhoso, as águas não se misturam, um espetáculo belissimo, a embarcação fica parada um tempo próximo, então todos podem ver e apreciar o encontro.
Durante o passeio, também podemos ver as casas de palafitas, a paisagem muda de acordo com a época do ano, quando há cheia do rio, as colunas que dão sustentação a essas casas ficam totalmente dentro da agua, na época que fui, ainda não estava totalmente inundado, então consegui ver as colunas, o passeio também navega dentro de um canal com a floresta inundada, para em um restaurante flutuante e em um momento entramos na mata para ver as vitórias-régias.
Também há o passeio para nadar com os botos, eles são lindos, mas eu não entrei na água, acho uma judiação, acho que os bichinhos devem ficar estressados.
A comida é outra coisa bem diferente, eu experimentei tacaca, tipo uma sopa com uma folha que adormece a boca, é bem gostoso, mas a sensação de adormecer não é muito boa, x-caboquinho: um lanche com queijo, banana e tucuma (uma fruta da região), alguns doces feitos com frutas da região e claro pratos feitos com peixe, tambaqui e pirarucu.
Na cidade de Manaus há uma praia de rio: Praia da Ponta Negra, muito boa para banho, no local há vestiários pagos e aluguel de cadeiras e guarda sol, a água estava quentinha.
Presidente Figueiredo também é uma cidade bem bacana, fica a 100km de Manaus e é repleta de cachoeiras, visitei a cachoeira de Iracema, Asframa (achei em legal que essa é acessivel, eles até dispõe de uma cadeira de rodas logo na entrada, achei a rampa ingreme mas não sei avaliar se o acesso é bom ou não), tem tambem o Parque do Urubui, um complexo com uma cachoeira e vários restaurantes ao redor.
Bom, como era carnaval, muitos museus ficaram de fora por estarem fechados, uma pena, e também alguns passeios de barco.
Por favor, quem for da região, complete com outros atrativos da região.