A saga do escondidinho

Pode até ser que eu esteja errada, mas para mim o verdadeiro escondidinho, o original, o top, é o feito de carne-de-sol (jabá, charque ou carne-seca) e mandioca (macaxeira ou aipim).

É um prato muito comum no nordeste do Brasil. Quando estive em Sergipe, provei o escondidinho do Pastel da Jane na Orla de Atalaia 957 em Aracaju. Uma perfeição de sabor! Aliás, Aracaju é uma cidade muito hospitaleira. Vale a pena conhecer! :heart:

Mas e onde tem escondidinho em São Paulo?

Tentativa número 1:

Bar do Veloso na Vila Mariana

É um bar bem descolado e prepare-se porque está sempre cheio. Tem uma variedade de drinks coloridos. Acho que é esse mesmo o forte da casa. Porém, descobri que o escondidinho é de abóbora e não de mandioca. Tive que me contentar com uma porção de mandioca de mandioca com carne seca. Olha só a minha cara de decepção!

Tentativa número 2:

Mocotó restaurante no Shopping D

Consultei o cardápio antes de ir, e lá estava CARNE SECA // purê de mandioca cremoso com recheio de carne seca e requeijão, gratinado com queijo coalho. Cheguei ao local, bonitinho por sinal, mas algo me dizia que havia algo errado. Gato escaldado tem medo de água fria. Perguntei se tinha escondidinho e a resposta foi: “Não”. Excepcionalmente naquele dia, não serviriam escondidinho… Puxa vida, que triste!

Restaurante La Pasta Gialla no Shopping D

Fui da comida 100% brasileira para a italiana no restaurante La Pasta Gialla que aliás tem um pertinho de casa, e fui tão longe… Mas a comida estava ótima, comi um polpettone com risoto de parmesão. O ambiente é uma graça. Geralmente, tem promoções com entrada prato principal e sobremesa.

Tentativa número 3:

Sagrado Mineiro na Rua Major Sertorio

Finalmente, o escondidinho foi encontrado. O verdadeiro, o top, o perfeito. :heart:

É uma porção gigante e ainda acompanha arroz e batata frita. Para mim, apenas o escondidinho é suficiente.

Lugar simples, atendimento 10. Recomendo! Vá com bastante fome.

18 Likes

@ReginaDias Eu concordo plenamente com você. Esse é o verdadeiro, original e mais gostoso escondidinho (carne de sol e macaxeira) e achar aqui pelas bandas do Sudeste é bem díficil. Obrigado pela sua dica, quando eu for a São Paulo, eu vou tentar experimentar essa sua sugestão.

Olá @ReginaDias ,

Nossa que pratos gostosos, fiquei babando aqui hehe. Eu particularmente sou mega fã de escondidinho. Eu faço às vezes mas eu tenho que adaptar bastante pois algumas coisas eu não acho onde eu moro atualmente (Bulgária). Aqui eu faço ele com frango e purê de batata e fica também uma delícia.

No final do ano passando fizemos alguns pratos dos nossos país aqui para celebrar o natal e eu fiz escondidinho e farofa pro povo experimentar.

2 Likes

@FelipePK

Nossa, seus pratos ficaram bem fotogênicos. Deve ter ficado bom… Você mora na Bulgária? Que longe… Espero que a comida aí seja boa, apesar de não ter escondidinho :o)

1 Like

@AlexandreCampbell o escondidinho é bom mesmo! O restaurante Sagrado Mineiro fica próximo ao metrô da República. :o)

Olá @ReginaDias ,

Que bom que você gostou dos pratos, o pessoal aqui adorou também. A comida aqui não é muito diferente na verdade embora muita coisa é difícil de achar ou é um pouco diferente do nosso e tenho que adaptar.

Aqui se vê muito pouca carne de vaca também, se come mais carne de porco e frango.

1 Like