Pode até ser que eu esteja errada, mas para mim o verdadeiro escondidinho, o original, o top, é o feito de carne-de-sol (jabá, charque ou carne-seca) e mandioca (macaxeira ou aipim).
É um prato muito comum no nordeste do Brasil. Quando estive em Sergipe, provei o escondidinho do Pastel da Jane na Orla de Atalaia 957 em Aracaju. Uma perfeição de sabor! Aliás, Aracaju é uma cidade muito hospitaleira. Vale a pena conhecer!
Mas e onde tem escondidinho em São Paulo?
Tentativa número 1:
Bar do Veloso na Vila Mariana
É um bar bem descolado e prepare-se porque está sempre cheio. Tem uma variedade de drinks coloridos. Acho que é esse mesmo o forte da casa. Porém, descobri que o escondidinho é de abóbora e não de mandioca. Tive que me contentar com uma porção de mandioca de mandioca com carne seca. Olha só a minha cara de decepção!
Tentativa número 2:
Mocotó restaurante no Shopping D
Consultei o cardápio antes de ir, e lá estava CARNE SECA // purê de mandioca cremoso com recheio de carne seca e requeijão, gratinado com queijo coalho. Cheguei ao local, bonitinho por sinal, mas algo me dizia que havia algo errado. Gato escaldado tem medo de água fria. Perguntei se tinha escondidinho e a resposta foi: “Não”. Excepcionalmente naquele dia, não serviriam escondidinho… Puxa vida, que triste!
Restaurante La Pasta Gialla no Shopping D
Fui da comida 100% brasileira para a italiana no restaurante La Pasta Gialla que aliás tem um pertinho de casa, e fui tão longe… Mas a comida estava ótima, comi um polpettone com risoto de parmesão. O ambiente é uma graça. Geralmente, tem promoções com entrada prato principal e sobremesa.
Tentativa número 3:
Sagrado Mineiro na Rua Major Sertorio
Finalmente, o escondidinho foi encontrado. O verdadeiro, o top, o perfeito.
É uma porção gigante e ainda acompanha arroz e batata frita. Para mim, apenas o escondidinho é suficiente.
Lugar simples, atendimento 10. Recomendo! Vá com bastante fome.