Fugimos de casa, mas mantivemos o isolamento social no paraíso ecológico da Chapada Imperial. Em Brazlândia (DF), a propriedade, que é privada, fica a menos de uma hora e cerca de 50 quilômetros do centro de Brasília – o acesso é bom, com trechos em boa estrada de terra.
Trilhas oferecem poços de águas límpidas, cachoeiras e cortam o cerrado – com todos os seus encantos – em versões de 1, 2 e 4 quilômetros, sempre acompanhados por ótimos guias locais. As trilhas são bem seguras, com escadas e corrimãos nos trechos mais íngremes.
Fizemos a trilha mais longa, um pouco puxada para quem estava há quase três meses sem exercícios. O trajeto é facilitado por um tradicional “pau-de-arara”, e a paisagem é encantadora.
A variada flora do cerrado é sempre motivo para fotos e aprendizado – que os guias têm muito prazer em apresentar. O mesmo vale para a fauna. Como eu tirei “apenas” 947 fotografias, escolher sete foi um desafio.
Para mim, que sou bicho do concreto e fui criado pela vovó em apartamento no Centro de São Paulo, o fato de conhecer o fruto do buriti faz parte da aventura que o cerrado proporciona. Com uma casca marrom que se assemelha a escamas, o buriti é rico em vitaminas e pode virar suco, licor ou sobremesa.
Uma peculiaridade da Chapada Imperial é a liberdade das aves que povoam as instalações. Por coincidência, na semana que visitamos haviam sido soltos, na natureza, mais de 250 aves apreendidas pela polícia ambiental.
Ficamos um final de semana – são poucos chalés, é bom reservar com antecedência – e curtimos a deliciosa culinária da fazenda, tudo muito saudável. Desapegue: não tem TV nem frigobar, e o celular pega mal (Claro, nem pensar). Uma opção é passar o dia e usufruir de todas as belezas naturais do lugar. Além disso, para adultos, tem arvorismo, tirolesa e escalada – que são acompanhadas por monitores muito responsáveis. Para a molecada, o parquinho é diversão garantida. Cansou? Deita na rede e fica ouvindo os pássaros…
E como muitas viagens rendem histórias divertidas, nesta, uma simpática arara entrou no nosso chalé e fez questão de mostrar que a casa era dela. E se encantou com o edredom multicolorido com as palavras como alegria, amizade, esperança, paz, felicidade… sentimentos que compartilhamos na Chapada Imperial.
Mapa: https://goo.gl/maps/Mxbq22Dz2GPXtERk9
Gostou da postagem? Curta 7 clicks em São Jorge, Chapada dos Veadeiros e em 7 clicks em Brasília e 7 clicks em União dos Palmares