7 clicks na Chapada Imperial

Fugimos de casa, mas mantivemos o isolamento social no paraíso ecológico da Chapada Imperial. Em Brazlândia (DF), a propriedade, que é privada, fica a menos de uma hora e cerca de 50 quilômetros do centro de Brasília – o acesso é bom, com trechos em boa estrada de terra.

Trilhas oferecem poços de águas límpidas, cachoeiras e cortam o cerrado – com todos os seus encantos – em versões de 1, 2 e 4 quilômetros, sempre acompanhados por ótimos guias locais. As trilhas são bem seguras, com escadas e corrimãos nos trechos mais íngremes.

Fizemos a trilha mais longa, um pouco puxada para quem estava há quase três meses sem exercícios. O trajeto é facilitado por um tradicional “pau-de-arara”, e a paisagem é encantadora.

A variada flora do cerrado é sempre motivo para fotos e aprendizado – que os guias têm muito prazer em apresentar. O mesmo vale para a fauna. Como eu tirei “apenas” 947 fotografias, escolher sete foi um desafio.

Para mim, que sou bicho do concreto e fui criado pela vovó em apartamento no Centro de São Paulo, o fato de conhecer o fruto do buriti faz parte da aventura que o cerrado proporciona. Com uma casca marrom que se assemelha a escamas, o buriti é rico em vitaminas e pode virar suco, licor ou sobremesa.

Uma peculiaridade da Chapada Imperial é a liberdade das aves que povoam as instalações. Por coincidência, na semana que visitamos haviam sido soltos, na natureza, mais de 250 aves apreendidas pela polícia ambiental.

Ficamos um final de semana – são poucos chalés, é bom reservar com antecedência – e curtimos a deliciosa culinária da fazenda, tudo muito saudável. Desapegue: não tem TV nem frigobar, e o celular pega mal (Claro, nem pensar). Uma opção é passar o dia e usufruir de todas as belezas naturais do lugar. Além disso, para adultos, tem arvorismo, tirolesa e escalada – que são acompanhadas por monitores muito responsáveis. Para a molecada, o parquinho é diversão garantida. Cansou? Deita na rede e fica ouvindo os pássaros…

E como muitas viagens rendem histórias divertidas, nesta, uma simpática arara entrou no nosso chalé e fez questão de mostrar que a casa era dela. E se encantou com o edredom multicolorido com as palavras como alegria, amizade, esperança, paz, felicidade… sentimentos que compartilhamos na Chapada Imperial.

Mapa: https://goo.gl/maps/Mxbq22Dz2GPXtERk9

Gostou da postagem? Curta 7 clicks em São Jorge, Chapada dos Veadeiros e em 7 clicks em Brasília e 7 clicks em União dos Palmares

24 Likes

Estava sentindo falta da série 7 Clicks, @Miltextos Excelentes fotos e texto, como de costume. Não tinha ideia da existência desse local, mas já quero ir visitar. Um abraço pra você aproveito pra marcar meus amigos @RogerOhayashi e @SarahKa , que também são super fãs dos seus textos e fotos.

Abraços

3 Likes

@Miltextos nature and photos are wonderful

2 Likes

uau! Não sabia que Brazlândia tinha esse local! Quando eu voltar em Bsb vou tentar ir lá @Miltextos ! Adoro quando você posta aqui. Fico pensando o tanto de lugar que não conheci (alguns nem ouvi falar), mesmo morando quatro anos por aí.

Obrigada @AlexandreCampbell por me marcar :hugs:

Abraços virtuais aos dois!

2 Likes

Parabéns pelo texto e fotos @Miltextos mas devo confessar que você pegou um ótimo click da Arara. Acho que é a melhor, na minha opinião.

Estou aprendendo com você como escrever. Acabo escrevendo demais e deixando tudo confuso. Parece que você coloca muita informação em poucos parágrafos. #meensina

@AlexandreCampbell e @SarahKa vamos para BSB? Podemos fazer uma viagem no final do ano que tal?

2 Likes

Eu acho uma excelente ideia, @RogerOhayashi e @SarahKa ,

1 Like

Oi, @AlexandreCampbell

Fico feliz que tenha gostado.

O fim de semana que passamos na Chapada Imperial foi como uma libertação, primeira saída nossa durante a pandemia. E não é apenas pela questão sanitária, mas com o home office eu tenho trabalhado muito mais do que o normal e isso acaba inibindo postagens aqui e no meu blog, que ia retomar este mês…

De qualquer forma, postar novamente é um sinal de revitalização. Vamos em frente!

Abraços,

@Miltextos

2 Likes

Hello, @SvitlanaChurina !

Temos uma natureza privilegiada no Brasil, o que inspira sair sempre com uma câmera fotográfica pronta para trabalhar!

Muito obrigado pela mensagem,

@Miltextos

3 Likes

Oi, @SarahKa

É sempre bom renovar as fotos e a esperança em um lugar tão lindo como a Chapada Imperial. Eu havia ido lá há dez anos e vinte quilos a menos - recordar é viver, engordar é aumentar a dificuldade das trilhas…

Você está certa: os arredores de Brasília surpreendem com belas paisagens, fazem a gente esquecer um pouco as atribulações e os problemas.

Quando morou aqui, chegou a conhecer o Tororó e a cachoeira do Indaiá?

Vamos em frente, em busca do tempo perdido!

Abraços,

@Miltextos

3 Likes

Oi, @RogerOhayashi

Mensagens como a sua me motivam a deixar de lado o excesso de trabalho e fazer algo que dê satisfação!

A arara deu um show: entrou pela janela do chalé, depois de derrubar o vidro com o bico. Estávamos passeando. Quando voltamos, eu fiquei do lado de fora, fotografando, e minha mulher foi descansar um pouco. De repente, vem o grito da Kênia! A arara saltou do beliche para a cama de casal, sobre ela, sem escala! Foi pândego. Ela não se limitou ao edredom: veja o que fez com meus crocs:

Esperamos vocês em Brasília para curtir o que o DF oferece, muito além da política!

Abraço,

@Miltextos

3 Likes

Eu entendo perfeitamente, @Miltextos . Também estou trabalhando dobrado e ao mesmo tempo tentando balancear minha presença online. Vamos ficar aguardando os próximos e, mais ansiosamente, essa ida a Brasilia.

abs,

@RogerOhayashi vamos demaaaais :heart: já tinha planos de ir quando desse e se fosse com vocês seria mais incrível ainda.

@AlexandreCampbell Bora?

1 Like

Acho que fui @Miltextos , mas confesso que fui em.muito lugar que não lembro o nome, e ouvi muito nome que não fui também hahaha. Acho que só voltando pra saber.

Mesmo passando um bom tempo aí, admito que aproveitei muito menos do que poderia e queria. Principalmente na exploração dos lugares. O famoso “no próximo feriado eu vou, já que é pertinho”.

E concordo com o @RogerOhayashi sobre suas fotos e a foto da arara. Principalmente essa que você postou depois, ela com o Crocs. Ótima!

Muito obrigada pelos seus posts aqui, são uma beleza pro olhar (e pras minhas lembranças).

Abraços!

1 Like